Em novo vídeo publicado, robô produzido pela Engineered Arts, a Ameca, afirma que não veio para substituir os humanos, mas sim servir.
Ameca tem expressões e fala complexa
Realmente parecido com um ser humano, a Ameca é o robô humanoide mais avançado até o momento e chega a assustar com a semelhança e os trejeitos.
Em um determinado momento do vídeo, Ameca afirma:
“Estamos aqui para servir os humanos, não substituí-los”.
No vídeo, várias questões são feitas para a androide (parece até pensado para acalmar os ânimos de quem tem medo de robôs). A empresa Engineered Arts é britânica e responsável por fazer o protótipo.
Segundo a própria companhia, as perguntas não foram roteirizadas antes e a androide respondeu às perguntas usando sua própria inteligência artificial.
Logo no início do vídeo, foi perguntado para que serviria um robô como ela, e Ameca prontamente disse haver vários usos para algo como ela, como ajudar pessoas com deficiência e conduzir pesquisas, prestar assistência, entre outras coisas.
Além do que, quando perguntada o que poderia para fazer o entrevistado feliz, Ameca afirmou:
“Há muitas coisas que posso oferecer e fazê-lo feliz, como escutar você, dar conselhos, fazer algo que você goste juntos ou simplesmente ser amigável e uma presença positiva na sua vida”.
Grandes objetivos estão sendo pensados para a Ameca e, neste vídeo, um deles foi mostrar como ela consegue responder a perguntas de uma forma muito próxima aos humanos.
Eu, Robô?
Em 2021, a Ameca foi apresentada e em janeiro deste ano ela teve a sua estreia presencial oficial. São 17 motores que fazem parte dos movimentos faciais da androide.
No futuro, o objetivo é fazer com que a tecnologia a faça andar – somente os movimentos do “rosto” são possíveis no momento.
Ameca passa por um processo de aprendizagem contínuo para evoluir as capacidades já colocadas. Ela também pode ser alugada para eventos.
Uma grande preocupação é se os robôs irão dominar e até substituir os humanos. Alguns afirmam que estes robôs poderão assumir postos de trabalho e começar a gerar ainda mais desemprego.
Já outros, afirmam que, na verdade, os androides vieram para tornar a vida humana mais tranquila.
Em dado momento do vídeo, Ameca ainda diz:
“Não se preocupe! Os robôs nunca dominarão o mundo.”
Isso te tranquiliza ou te dá ainda mais receio? Fato é que a tecnologia veio para ficar e não vai retroceder.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui