Bluesky é nova rede social do criador do Twitter e já tem lista de espera; vai se inscrever?
Conheça a Bluesky, uma alternativa ao Twitter criada pelo seu próprio cofundador, Jack Dorsey, com a promessa de ser descentralizada!
Gosta do Twitter, mas está com medo do que pode acontecer com a plataforma após sua aquisição por Elon Musk? Talvez seja uma boa ideia ficar de olho na Bluesky, uma nova rede social que está sendo criada sob a coordenação de Jack Dorsey, cofundador do Twitter.
Futuro incerto do Twitter
Após meses, processos e muito drama, Elon Musk, um dos homens mais ricos do mundo, finalmente adquiriu o Twitter. Ele mal assumiu o posto e diversas decisões controversas já foram tomadas.
Essa sensação de instabilidade e medo de mudanças drásticas na plataforma deixa os usuários bem nervosos, pensando que talvez seja hora de procurar alternativas para espalhar suas ideias por aí.
E que tal uma nova rede social que está sendo criada pelo cofundador do Twitter, Jack Dorsey? Neste artigo você vai conhecer um pouco sobre a Bluesky!
O que é a Bluesky?
A Bluesky começou a ser idealizada em 2019, ainda sob o Twitter, mas quando Dorsey saiu da rede social ele levou o projeto com ele.
Segundo o seu criador, o objetivo é criar um protocolo completamente aberto que vai permitir conversas públicas acontecendo em um espaço que não seja propriedade de ninguém, mas que possa ser mantido por muitos (tá parecendo a alternativa ao Twitter, o Mastodon). A promessa também envolve liberdade como nunca vista antes em uma rede social.
Embora ainda não exista muita informação concreta sobre a Bluesky, pessoas mais curiosas apontam para a possibilidade do sistema envolver o mundo cripto, do qual Dorsey é um grande apoiador, principalmente o blockchain.
Uma das possibilidades seria de que o sistema servisse como uma espécie de metaverso para redes sociais, permitindo que diversos projetos fossem criados seguindo seu protocolo.
A grande vantagem de tal abordagem estaria no fato de que usuários poderiam facilmente migrar seus dados de uma aplicação para outra, permitindo total liberdade de ir e vir.
Lista de espera já está aberta
Ainda é muito cedo para tirar conclusões sobre como a Bluesky vai funcionar, mas a boa notícia é que já existe até uma lista de espera, onde os usuários podem se inscrever.
Futuramente a rede vai começar os testes com o seu protocolo, em um beta privado, para resolver todos os problemas e garantir que ela vai mesmo funcionar de forma descentralizada.
Bluesky is building a social protocol. We released “ADX” (the X stood for Experiment) in May. Now that the design is starting to solidify, we’re renaming it to the “Authenticated Transport Protocol” — the “AT Protocol.” https://t.co/Q0XUF8OhVD
— bluesky (@bluesky) October 18, 2022
“Bluesky está construindo um protocolo social. Lançamos “ADX” (o X significa Experimento) em maio. Agora que o design está começando a se solidificar, estamos renomeando-o para “Protocolo de Transporte Autenticado” – o “AT Protocol”.”
O AT Protocol, a tecnologia na qual a empresa está trabalhando, é responsável por, entre outras coisas, permitir que os dados dos usuários possam ser transmitidos e utilizados para, e por, mais de um servidor.
Para se juntar à lista de espera é só acessar a página do projeto, colocar seu e-mail e clicar em “Join Waitlist”.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.