Brasil e Huawei firmam parceria para 5G e IA após desavenças

Duas propostas para o desenvolvimento do 5G e Inteligência Artificial (IA) no Brasil foram apresentadas com o apoio da Huawei.

Duas propostas para o desenvolvimento do 5G e Inteligência Artificial (IA) no Brasil foram apresentadas com o apoio da Huawei, que já tiveram “algumas desavenças” no passado. Elas foram divulgadas na MWC 2022 pela Softext (Associação para Promoção de Excelência do Software Brasileiro), nesta terça-feira (1° de março).

publicidade

Marcos Pontes, ministro da Ciência e Tecnologia, e Sun Baocheng, presidente executivo da Huawei no país, deixaram claro que conflitos ficaram no passado e que já não existem mais. “Do meu ponto de vista, esse negócio ficou para trás”, disse Pontes, em entrevista concedida após o evento a jornalistas.

Brasil e Huawei firmam parceria e fazem propostas conjuntas para 5G e IA

Imagem: Divulgação | Softex

Pontes enalteceu a presença da Huawei, que está no país há 24 anos, mas disse que não sabe o que o atual ministro das Comunicações, Fábio Faria, pensa a respeito.

“Quando eu era ministro de comunicações, a minha opinião sempre foi de analisar o mercado pensando em reforço de segurança cibernética”, afirmou o ministro, que até 2020 chefiava a pasta de Ciência, Tecnologia e Comunicações antes do desmembramento.

publicidade

Na ocasião, Pontes ainda confirmou que deixará o cargo de ministério da Ciência e Tecnologia para concorrer como candidato a deputado federal pelo PL-SP nas eleições de 2022. 

Polêmica envolvendo 5G e Huawei 

Em novembro de 2021, foi realizado o leilão do 5G e o Brasil foi pressionado pelos Estados Unidos a barrar empresas chinesas acusando-as de fazer espionagem.

O leilão do 5G, realizado em novembro de 2021, foi feito apenas com operadoras de telefonia e a a Huawei, que produz equipamentos de rede como servidores, cabos e antenas, não poderia dar lances nem se desejasse. 

Baocheng confirmou que a empresa está provendo equipamentos para as três maiores operadoras do Brasil (Vivo, Claro e Tim) – as mesmas que no leilão adquiriram os direitos para distribuir 5G  em todo o país pelos próximos anos.

“Com o lançamento, a Huawei espera criar novas oportunidades de colaboração mais estreita com o governo brasileiro, instituições acadêmicas e indústrias”, disse Baocheng durante o discurso de lançamento da iniciativa. 

A Softex apresentou documentos com sugestões realizadas junto a pesquisadores de instituições públicas do país e com a Huawei para alavancar a carreira de profissionais no país, preparando-os para trabalhar com o 5G, e para ampliar os investimentos públicos e privados em inteligência artificial.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Cecilia Parente
Escrito por

Cecilia Parente

Redatora, Especialista em Produção de Conteúdo para a Web com formação em Webdesign e Marketing Digital. Estudante de Programação Back-End, Entusiasta de Tecnologia e redatora na BitMagazine trazendo as últimas notícias e informações sobre o mundo tecnológico.