Na tentativa de demonstrar que o país está por dentro das novas tecnologias, o atual presidente da república, Jair Bolsonaro, participou do que pode ser considerada a primeira reunião do governo no metaverso. Parte da reunião foi compartilhada no Twitter, onde causou um tumulto de opiniões entre apoiadores e oposição ao governo.
Bolsonaro participa de reunião do governo no “metaverso”
Na última sexta-feira (5), o chefe do poder executivo se reuniu com o Ministro das Comunicações, Fábio Faria e o presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) Carlos Manuel Baigorri.
A reunião, serviu para discutir temas relacionados ao avanço de tecnologias como blockchain e 5G no Brasil. O diferencial mesmo foi o local onde o encontro aconteceu, o metaverso, onde Faria e Baigorri participaram diretamente do polo tecnológico do Vale do Silício, Califórnia, enquanto Bolsonaro estava no Palácio da Alvorada.
“Todos ficaram impressionados com o que o governo tem feito de inovação nos últimos anos. […] Primeira vez que um presidente da República faz uma reunião no metaverso“, diz o ministro das Comunicações no vídeo, se referindo a outras reuniões que tinha feito no Vale do Silício, inclusive, uma com a Amazon.
Reunião recebeu críticas nas redes sociais
Faria compartilhou um trecho da reunião em seu perfil do Twitter onde o presidente, assim como os outros participantes da reunião, são apresentados usando óculos de Realidade Virtual (VR) e comentando sobre a importância da implementação de tecnologias recentes (VR, 5G, etc.) em solo brasileiro.
Realizamos a 1ª reunião do Gov. Federal no ambiente virtual com o apoio da @Dual_360.
Diretamente da Califórnia 🇺🇸, nos reunimos com o PR para experimentar um outro nível de conexão no Metaverso. O futuro chegou, e estamos acompanhando. 🇧🇷#PRnoMetaverso @jairbolsonaro pic.twitter.com/XiWkPKtM92— Fábio Faria (@fabiofaria) August 5, 2022
Entre os comentários, várias pessoas aparentavam estar furiosas, afirmando até que o governo estava “brincando de governar”.
Outros levantaram questões preocupantes sobre o custo de tal tecnologia que segundo o presidente, no vídeo, é uma “nova tecnologia que atenderá o Brasil todo”.
Calma, moço,esse tipo de tecnologia é bem cara,só os mais ricos e do meio tecnológico terão acesso. Tudo continua igual pra nós pobres.
— Revoltada (@EleitoraDoBolso) August 5, 2022
Durante a reunião, Bolsonaro aproveitou a oportunidade para ressaltar o papel dos jogos eletrônicos no país e exaltar medidas que tomou no setor, como a redução de impostos de eletrônicos.
Qual a importância da tecnologia?
No vídeo, Faria comenta que Bolsonaro foi o primeiro presidente da república a usar a tecnologia em reuniões envolvendo o governo, mas o presidente turco Recep Erdogan fez algo parecido em março deste ano.
Críticas à parte, a tecnologia parece ser bastante promissora e, caso utilizada corretamente, pode significar uma redução drástica no custo com viagens políticas.
E você, qual a sua opinião sobre a reunião do presidente no metaverso? Você também acredita que ele estava “brincando de governar” ou esse pode ser um ponto importante na política brasileira?
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui