E a semana já começou com mais um capítulo da novela de Elon Musk com o Twitter, rede social recentemente adquirida pelo empresário após meses de negociações e muito drama. Dessa vez, Musk quer fazer uma completa caça aos perfis fakes na plataforma, banindo qualquer conta usando o nome de outra pessoa sem uma justificativa.
Elon Musk está preparando caça aos perfis fakes no Twitter
O aviso foi dado através da própria rede social, na conta de Musk, no último domingo, dia 6 de novembro. No tweet ele explicou que para a conta não ser banida é necessário que o dono dê uma justificativa para a “paródia”.
Going forward, any Twitter handles engaging in impersonation without clearly specifying “parody” will be permanently suspended
— Elon Musk (@elonmusk) November 6, 2022
“Daqui para frente, qualquer Twitter que lidar com a falsificação de identidade sem especificar claramente a “paródia” será suspenso permanentemente”
É bom prestar atenção no fato de que ele usa a palavra “permanentemente” e não menciona avisos. Ou seja, contas que forem pegas violando as novas regras serão banidas no ato.
Assim, ele pula as duas primeiras etapas das três listadas na Política de identidades enganosas do Twitter para casos de suspeita de apropriação de identidade. Sendo elas:
- Exigência de edição de conteúdo do perfil se as informações não deixarem claro quem é o dono dele;
- Suspensão temporária da conta pedindo um documento que comprove que você é, ou representa, a pessoa ou entidade descrita em caso de suspeita de conta fake;
- Suspensão permanente em caso de falsificação de identidade.
Continuando a discussão, Elon Musk ainda comenta que as contas já teriam sido avisadas sobre falsificação de identidade na rede social, mas agora, com o novo modelo de verificação, onde os usuários terão que pagar para ter o selo atestando sua identidade, não haverá mais aviso.
Musk também afirmou que essas condições vão ser ressaltadas sempre que alguém for assinar o Twitter Blue. Outro ponto esclarecido pelo dono do Twitter foi que pessoas que alterem o nome nos seus perfis irão perder temporariamente a verificação.
Isso vai tornar o Twitter uma plataforma mais segura?
A medida vem pouco tempo após Elon Musk anunciar que a verificação ficaria disponível para qualquer que quisesse pagar. Vários críticos da rede social, e do próprio Musk, assim como usuários do Twitter, mostraram preocupação com a nova medida.
Segundo eles, esse novo processo de verificação iria permitir que pessoas se passassem por outras facilmente, podendo, inclusive, utilizar os perfis fakes para disseminar desinformação, ou usar bots, etc.
A demissão em massa realizada pela plataforma também deixou as pessoas preocupadas sobre sua capacidade de moderação de conteúdo.
Devido a esses problemas, diversos anunciantes deixaram o Twitter, mas essa nova política provavelmente é a resposta do empresário para essas queixas.
Mesmo assim, algumas pessoas já se mostraram receosas sobre as tomadas de decisões unilaterais de Musk, que havia dito anteriormente que nem uma decisão do tipo seria tomada antes de ter estabelecido um conselho para decidir as diretrizes da moderação de conteúdo da plataforma.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui