É claro que todo mundo já conhece o Canva, a plataforma de design gráfico para amadores (e profissionais) mais famosa do mundo. A empresa está planejando ir além e trabalha no lançamento de uma nova suíte de trabalho, incluindo o Canva Docs, um concorrente do editor de textos do Google, ou nem tanto.
Novas ferramentas de trabalho do Canva
Aparentemente, esse é um projeto que está em andamento há algum tempo, pelo menos é o que o co-fundador e COO da empresa, Cliff Obrecht, disse em uma entrevista ao TechCrunch.
O empresário afirma que a plataforma, embora trabalhe como um aplicativo independente, sempre esteve ligada ao espaço de trabalho, interagindo com diferentes aplicações, mas agora estão prontos para dar o novo passo.
A empresa garante que 85% das maiores empresas do mundo já utilizam o Canva para produzir alguns dos seus designs, sem contar no número de assinantes do serviço pago, o Canva for Teams, mais de 4,4 milhões.
Worksuite: Canva Docs e muito mais
A suíte vem com aplicações como Canva Docs, Canva Websites, Canva Whiteboards e Data Visualization, mas essas não são as únicas novidades na plataforma.
O próprio Canva terá algumas melhorias, como uma expansão no serviço de impressão e um removedor de fundos para vídeos.
Para os desenvolvedores, a empresa decidiu testar sua nova API, que vai permitir a integração da sua nova suíte de trabalho com diferentes aplicações.
Enquanto isso, os designs mais promissores da plataforma terão a oportunidade de participar do novo programa para criadores. Com ele será possível vender ativos para outros usuários do Canvas, sejam eles fotos, templates ou vídeos.
Completando o pacote de novidades, a ferramenta de apresentações da empresa, o Canva Presentations, vai ganhar uma opção de controle remoto, que pode ser usado no smartphone e outros aparelhos conectados.
Suíte de trabalho com uma abordagem visual
Algumas dessas novidades colocam a worksuite do Canva em concorrência direta com produtos de empresas famosas como o Google e Microsoft.
Mesmo assim, Obrecht afirma que essa não é a intenção da empresa, segundo ele, a proposta da suíte é voltada mais para o uso de ferramentas corporativas com uma abordagem visual.
“Não estamos tentando competir de igual para igual com o Google Docs (…) Nossos produtos são inerentemente visuais, então adotamos uma lente muito visual, como é um documento visual? Como você transforma aquele documento chato que é todo baseado em texto em algo envolvente?”
A nova suíte de trabalho, que também conta com ferramentas colaborativas, parece ser uma ótima adição para a empresa e realmente tem uma proposta um pouco diferente das concorrentes.
Mesmo assim, só o tempo dirá se essa abordagem chamará a atenção dos usuários, que já estão acostumados com as ferramentas das outras empresas.
Fonte: TechCrunch, Canva
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui