Carregador mais rápido do mundo é promessa chinesa
Uma empresa de tecnologia chinesa promete criar o carregador mais rápido do mundo. O acessório deve ser lançado até o final do ano.
No início dessa semana o portal The Times of India apresentou o carregador que promete ser o mais rápido do mundo. O acessório é criação da marca chinesa Vivo, que apesar da semelhança, não tem qualquer vínculo com a empresa de telefonia que opera no Brasil.
Atual carregador mais rápido do mundo
Segundo a publicação, o carregador da Vivo que substituirá o atual iQOO 10 Pro, combina as tecnologias 20V com 10A, atingindo a saída de 200W. A princípio, a nova linha de celulares ainda seria compatível aos adaptadores mais fracos, como de 120W, 80W e 66W.
As informações a respeito do novo carregador da Vivo foram oficialmente vazadas pelo Digital Chat Station. O perfil já é famoso por antecipar novidades da indústria de smartphones. De acordo com ele, a previsão de lançamento é até o final do ano, em paralelo ao novo celular da Vivo, o iQOO 10 Pro, que ainda não foi oficializado.
Além de oferecer potência de 200W, o carregador também poderá oferecer 65W para recargas sem fio. Se realmente chegar ao mercado, o acessório será o carregador de celular mais rápido do mundo.
Atualmente, o título de carregador mais rápido do mundo é da Realme, que desenvolveu uma arquitetura de carregamento que permite velocidades entre 100W e 200W. Em nome da segurança do consumidor, foi limitado a 150W no smartphone Realme GT Neo3, sendo ainda hoje a velocidade de carregamento mais rápida do mundo.
A Xiaomi também faz parte dessa corrida, tendo anunciado o protótipo de um carregador ultrarrápido de 200W com o nome HyperCharge em junho de 2021. Porém, nenhum de seus lançamentos posteriores vieram com o referido acessório, nem mesmo o seu mais recente modelo topo de linha, o Xiaomi 12, lançado no Brasil em maio de 2022 com preço nas alturas.
Um dos motivos do atraso para o real lançamento do produto deve ser o problema de desgaste da bateria, detectado pela própria Xiaomi. Testes indicaram que pode existir uma perda de 20% do desempenho após 800 ciclos de carga. Até o momento, o acessório mais rápido disponível da empresa é o Mi Turbo Charger, de 120W.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR e Bit Magazine, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças e tecnologia.