A Carteira de Trabalho Digital é um aplicativo que foi criado pelo Governo Federal para facilitar a vida de ambos os trabalhadores, e os empregadores. O documento no formato físico é obrigatório, pois reúne uma série de informações profissionais do trabalhador.
O aplicativo já rola por aí desde 2017, não sendo nenhuma novidade, mas em 2019 ele teve uma repaginada, mesmo ano em que ele se tornou oficial após uma publicação de uma portaria no Diário Oficial da União (DOU), e atua com suporte, extensão, para a versão física, que ainda se encontra extremamente necessária e em alguns casos, obrigatória.
Como fazer sua Carteira de Trabalho Digital?
Adquirir sua Carteira de Trabalho Digital é extremamente simples, basta:
- Acessar o site acesso.gov.br e criar sua conta
- Fornecer toda e qualquer informação solicitada
- Ativar a conta via SMS ou e-mail
- Acessar o e-mail ou SMS para criar uma senha e ativar a conta
Ainda é possível recorrer a um terminal eletrônico do Banco do Brasil (BB) ou Caixa Econômica Federal (CEF, ou até mesmo a uma unidade do Ministério da Economia, para criar a senha, caso tenha problemas.
Depois disso é só baixar o aplicativo oficial no celular (Android ou iOs).
Leia mais: Aprenda a como usar o modo anônimo do Instagram
Para fazer o primeiro acesso à sua Carteira de Trabalho Digital é necessário fornecer o número do CPF e senha cadastrados e logo em seguida o usuário deverá verificar alguns dados pessoais para concluir o acesso.
Serviços disponíveis
O aplicativo permite ao trabalhador portar, de maneira bem simples, as informações que compõem seu histórico profissional, como contratos de trabalho, PIS (número do Programa de Integração Social) entre outros.
A navegação no app é bem simples e para acessar algum dos benefícios disponíveis, basta acessar o aplicativo e selecionar a opção “Benefícios”.
Uma lista com as opções que você tem irá aparecer e daí em diante é só escolher o benefício que deseja acessar, no final o trabalhador pode solicitar ou consultar a situação no benefício escolhido.
Além disso, o portador pode fazer o pedido de uma nova via da carteira de trabalho física diretamente pelo aplicativo, sem ter que se deslocar até uma das agências de atendimento.
Fontes: FDR
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui