Se você gosta de aproveitar as facilidades proporcionadas pela tecnologia, já deve ter pensado em ter uma casa inteligente, mas você sabe como fazer isso? Veja aqui tudo que você precisa saber sobre automação residencial e que produtos adquirir para começar.
O que é uma casa inteligente?
Você com certeza já ouviu falar em casa inteligente, mas isso não quer dizer que você realmente compreende o conceito. Esse termo é associado a automação residencial, que é o ato de transformar sua casa em uma residência conectada.
Em resumo, uma casa inteligente é aquela que utiliza dispositivos e sistemas eletrônicos integrados, com o propósito de obter diversos benefícios. Uma casa conectada pode oferecer não só conveniência e conforto, mas também segurança e eficiência energética.
Graças a tecnologia você pode programar diferentes dispositivos para realizarem atividades, ou controlá-los à distância utilizando seu smartphone. Isso é possível graças à possibilidade de integrar tecnologias e conectá-las à internet e a assistentes virtuais.
Produtos para ter uma casa inteligente
Transformar sua casa em uma residência conectada não é algo tão difícil, mas é preciso estar ciente que tecnologia custa dinheiro, então é preciso investir um bom valor nisso. Veja abaixo alguns itens que você pode adquirir e instalar para ter uma casa inteligente:
Dispositivos de assistente virtual
Para começar a automatizar sua casa, um bom produto para investir é um dispositivo de assistente virtual, como o Echo Dot da Amazon. Com esse aparelho você pode utilizar a Alexa para se informar das notícias do dia, tocar sua playlist favorita e fazer listas de compras, entre outras ações.
O dispositivo também pode ser conectado a diversos outros aparelhos inteligentes, possibilitando por exemplo que com um comando de voz você acenda as luzes. E nem precisa estar ao lado do Echo Dot para fazer isso, pois ele tem microfones de longo alcance, e “ouve” você a uma boa distância.
Controladores de energia elétrica
Alguns itens bastante úteis para adquirir também são os que ajudam você a controlar o uso de energia elétrica. Além das lâmpadas inteligentes, que você pode acender até mesmo à distância, você pode adotar os interruptores inteligentes.
As tomadas inteligentes também são uma boa pedida, pois com elas você pode programar quando seus aparelhos eletrônicos devem ficar ligados, economizando energia.
Ferramentas de segurança
Além de criar mais comodidade e economizar, você pode obter maior segurança com uma casa inteligente. Para isso você pode adicionar a sua residência diversos dispositivos, como as câmeras de segurança com wi-fi, que permitem que você observe sua casa enquanto estiver fora.
As câmeras inclusive podem ser combinadas com sensores de presença, que são capazes não só de alertar você da presença de invasores, como assustá-los, ligando luzes e emitindo alarmes.
Você também pode adotar o uso de fechaduras eletrônicas, que são bem mais seguras que as comuns e podem ser controladas à distância. Bem como pode fazer uso de videoporteiros, que vão permitir que você visualize quem chega a sua residência, para ter certeza de que é quem diz.
Produtos diversos para uma casa inteligente
Além do que citamos acima, há diversas outras ferramentas que podem fazer parte da sua casa inteligente. Você pode adicionar cortinas ou persianas que podem ser controladas com assistentes de voz, termostatos programáveis e sensores de movimento em algumas luzes, por exemplo.
Também pode adquirir alguns eletrodomésticos, como cafeteira programável, robô aspirador e geladeiras que anotam listas e avisam quando algo está na temperatura desejada, entre outros.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui