Celular: Como funciona ferramenta antifurto do Google
A ferramenta antifurto do Google foi lançada no Brasil, mas sem previsão de lançamento global. Foram apresentadas três opções que bloqueiam a tela dos celulares, duas delas operam de maneira autônoma. A seguir, confira mais detalhes!
Nova ferramenta antifurto do Google
O Google anunciou na última terça-feira (11) que vai testar no Brasil três novas ferramentas antifurto de celulares com sistema operacional Android. O país será o pioneiro a receber os recursos, e os usuários poderão experimentá-los a partir de julho.
O objetivo dessas ferramentas é impedir que ladrões acessem o conteúdo do celular, protegendo arquivos e aplicativos. A seguir, confira mais detalhes sobre a ferramenta antifurto do Google!
Como funciona a ferramenta antifurto do Google?
Diferente da iniciativa Celular Legal do governo, que requer cadastramento e colaboração entre diversas empresas para bloquear os aparelhos, o Google desenvolveu métodos para bloquear apenas a tela do celular.
Isso é feito através de software, impedindo o uso do dispositivo de três maneiras distintas. A seguir, confira cada uma das ferramentas antifurto do Google!
Bloqueio por detecção de roubo
A princípio, a primeira ferramenta antifurto do Google oferece um bloqueio ativado por detecção de roubo. Utilizando a inteligência artificial (IA) da gigante, o dispositivo será capaz de identificar movimentos bruscos e repentinos, bloqueando automaticamente a tela do telefone.
“Usa a inteligência artificial para uma combinação de movimentos. A gente está tentando detectar movimentos bruscos de tirar o celular da mão de alguém e depois a fuga. A combinação desses dois movimentos precisa acontecer para que o roubo seja detectado e a tela do celular seja bloqueada”, explica Fabrício Ferracioli, gerente técnico de parcerias e engenharia de Android do Google.
Bloqueio remoto
Enquanto isso, a segunda ferramenta permite o bloqueio remoto do dispositivo, sendo útil em casos de furto onde não há movimentos bruscos típicos de um roubo.
Esse novo recurso permite que o usuário bloqueie ou limpe remotamente um celular perdido ou roubado, sem a necessidade de utilizar a senha da conta do Google.
Então, através de uma página dedicada ao novo recurso “Bloqueio remoto” (android.com/lock), o Android vai permitir que o usuário bloqueie a tela do dispositivo inserindo apenas o número do telefone e concluindo um rápido desafio de segurança a partir de qualquer dispositivo.
Assim, a medida visa proporcionar mais tempo para que o usuário recupere os detalhes da sua conta e acesse opções mais robustas no ‘Encontre Meu Dispositivo‘, como localizar o aparelho ou excluir todo o seu conteúdo.
Bloqueio de dispositivo offline
Enfim, a terceira ferramenta antifurto do Google é voltada para o bloqueio de dispositivos offline, aplicável quando os aparelhos são roubados em momentos em que não estão conectados à internet.
Esse novo recurso bloqueará automaticamente a tela do celular Android caso o dispositivo permaneça desconectado da internet por longos períodos.
Quando a ferramenta anrifurto do Google estará disponível?
Primeiramente, o acesso aos recursos em fase beta será disponibilizado ao público brasileiro em julho.
Para isso, o Google lançou um site dedicado à ferramenta antifurto (goo.gle/android-seguro) que inclui um formulário para aqueles que desejarem ser notificados por e-mail quando os novos recursos de segurança estiverem disponíveis para seus dispositivos.
Viu só que legal e prática a nova ferramenta do Google? Agora, já aproveita e compartilha esse artigo repleto de dicas com seus amigos. Por fim, não deixe de conferir outros conteúdos aqui no portal!
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Formada em Administração de Empresas e estudante de Jornalismo. Apaixonada por tecnologia, moda, beleza e cultura pop, há 2 anos fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.