Ícone do site BIT magazine

Celular Samsung A10: ficha técnica e preços

A marca de celular Samsung é muito conhecida pela variedade de smartphones, e justamente sobre uma linha específica falaremos hoje. Nosso foco será o aparelho Samsung A10, considerado um modelo de entrada e básico da marca. Apesar de já ser um pouco antigo, pode atrair a atenção de alguns usuários que precisam de um aparelho simples e com um preço bem acessível.

Samsung A10 (imagem: Samsung/Divulgação)

Celulares de entrada da Samsung

Os celulares de entrada da Samsung são muitos, normalmente contam com uma quantidade bem menor de memória RAM, o que limita bastante sua utilização para aplicativos mais pesados ou games de médio e grande porte.

Segundo fator que é importante lembrar sobre os aparelhos de entrada da Samsung é a qualidade dos seus chips processadores que são bem inferiores aos aparelhos intermediários e de ponta. O objetivo é uma grande redução de custos, facilitando a compra dos usuários por valores menores.

O que esperar de um Samsung A10?

O Galaxy A10 é o modelo mais básico da Samsung (geração 2019), ele trazia, na época, tudo que um modelo básico poderia ter para atender o consumidor. Atualmente, seu grande problema está nos requisitos básicos para alguns aplicativos mais modernos, seus 2 GB de memória RAM, 32 GB de memória interna e processador Samsung Exynos 7884 Octa-core acabam deixando a desejar.

Possui uma câmera bem básica traseira de 13 MP e resolução de 4128×3096 pixels, fazendo par com a frontal de 5 MP. Proporcionam boas fotos, mas longe do que temos hoje. A bateria do smartphone tem a capacidade de 3400 mAh, o que seria muito pouco se o sistema exigisse mais.

Ficha técnica Samsung A10

Análises específicas

Corpo

Sem nenhum leitor de impressão digital, algo comum hoje, já dá para perceber o quanto o design do aparelho está ultrapassado. Seu acabamento é bem básico mesmo, todo feito em plástico, super limitado para manter o valor de compra do produto super baixo.

Dá para considerar um aparelho bem leve e compacto, para o usuário que não quer andar com nenhum “trambolhão” nas mãos. Mesmo quando foi lançado (2019), a construção do corpo e a ideia de design já eram muito velhas e ultrapassadas. Portanto, se você prefere um aparelho que tenha um bom visual, apesar do baixo custo, o Samsung A10 não é um bom aparelho para você.

Tela

Super pequeno não é, até por possuir uma tela de 6,2 polegadas, o aparelho consegue trazer algum conforto ao assistir um streaming, por exemplo. O modelo de tela LCD IPS possui até o seu valor, mas o problema é a baixa resolução que ela possui. Então mesmo que o tamanho seja interessante para assistir algo, a baixa qualidade das imagens ficará nítida para o usuário.

Não podemos esquecer de que o aparelho é de entrada, então precisamos renunciar a algumas (ou muitas) coisas para que o preço possa ser competitivo nessa linha de produtos. Portanto, dá para usar a tela para as atividades mais simples se você não for muito exigente com a qualidade do equipamento.

Desempenho

Agora é a hora da verdade quando pensamos em um aparelho de entrada, o momento em que alguns escolhem gastar um pouco mais para fugir de gargalos. Sua plataforma é a Exynos 7884, com um processador insuficiente para rodar até de forma razoável os aplicativos atuais, isso independente de possuir 8 núcleos.

Fica muito claro ao olhar para sua ficha técnica e notar que suas tecnologias são, hoje, absurdamente defasadas, significando um péssimo desempenho até para tarefas básicas. Esse ponto é o que mais deveria te manter longe desse aparelho em 2023.

Bateria

Ter 3400 mAh de bateria é de fato muito pouco se o sistema for exigente, mas não é o caso do Samsung A10. Porém, mesmo com todas as suas limitações, essa capacidade de bateria dificilmente vai durar um dia inteiro de intenso uso sem a necessidade de recarga. Se o usuário precisar ficar o dia inteiro na rua, é melhor juntar uma graninha a mais e comprar um aparelho melhor.

Câmeras

Se o que você procura é um aparelho para tirar excelentes fotos, não deveria estar procurando por um aparelho de entrada, realmente, esse não é o foco. Com esse conjunto de uma câmera traseira de 13 MP, o máximo que o usuário irá tirar são fotos razoáveis, em boas condições ambientais para isso. Já a sua câmera frontal de 5 MP permite, pelo menos, participar com alguma qualidade de chamadas de vídeo, mas nada de mais.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile