Para os usuários que não precisam de um aparelho topo de linha, mas também querem fugir dos transtornos dos de entrada, a escolha dos intermediários para ser a mais óbvia. A Samsung como uma das grandes marcas líderes de mercado não deixa a desejar com sua quantidade de aparelho atuando em todas as faixas. Vamos ver se o Samsung A71, um pouco mais antigo, ainda continua sendo um bom intermediário para o gosto do usuário.
O que esperar do celular Samsung A71
O Samsung A71 foi, basicamente, uma versão melhorada do seu antecessor A70. Então não podemos esperar grandes mudanças entre esses aparelhos. Na época de seu lançamento (2020), o A71 vinha com um hardware mais potente, câmeras que sofreram melhorias, tanto em quantidade como em resolução, porém foram mantidas as características de tela e bateria. Ele vem com um bom carregador de 25W também, o que é bem interessante.
O aparelho é um bom exemplo de intermediário, suas características atendem suficientemente bem até hoje, apesar do seu lançamento ter sido em 2020, ou seja, 3 anos atrás.
Ficha técnica Samsung A71
- Tela: Super AMOLED Plus, 6.7 polegadas (1080 x 2400 pixels);
- Processador: Snapdragon 730 Qualcomm (2x 2.2 GHz Kyro 470 Gold + 6x 1.8 GHz Kyro 470 Silver);
- Memória RAM: 6 GB
- Armazenamento: 128 GB (expansível até 512 GB com microSD);
- Câmeras: traseira (64 MP, 5 MP, 5 MP, 12 MP); frontal 32 MP;
- Bateria: 4.500 mAh.
Características Samsung A71
Design e corpo
O aparelho não aparenta ser nada frágil, apesar de seguir a tendência da grande maioria dos aparelhos intermediários, feito de plástico. O charme fica por conta de não ser fosco, mas sim tentando imitar um pouco dos efeitos de reflexo, comuns nos celulares que usam vidro no corpo.
Suas lentes ficam posicionadas do lado direito na parte traseira, com um leve ressalto entre o corpo e as lentes. Seu maior ponto fraco é a ausência de certificações protetivas contra poeira ou qualquer quantidade de líquido. Isso torna, teoricamente, o aparelho um pouco mais fraco, algo que não é interessante para essa faixa dos intermediários.
Tela
A tela do smartphone é “braba”. Com o tamanho de 6.7 polegadas, ele possui um display do tipo Super AMOLED Plus. O nível de brilho do aparelho é bem próximo da excelência, mas na configuração padrão suas cores podem parecer não tão vivas, pelo menos é fácil alterar nas configurações esse esquema. Bordas praticamente mínimas deixam a sensação de maior aproveitamento da tela, algo muito buscado em todos os aparelhos atuais.
Desempenho
O desempenho do aparelho é bem interessante devido a todas as suas configurações de hardware que fazem essa função. Mesmo após 3 anos, o conjunto montado pelo processador Snapdragon 730 e seus 6 GB de RAM o tornam muito útil para executar multitarefas com diversos aplicativos abertos em simultâneo.
Consideramos, hoje, 4 GB como o mínimo de memória RAM necessária para atender a maioria das necessidades dos usuários de smartphones. Com sua configuração de 6 GB, ele fica bem próximo dos primeiros exemplos de aparelhos topo de linha (normalmente com 8 GB).
Câmeras
O seu conjunto de lentes é outra marca de destaque do aparelho intermediário Samsung A71. Ele possibilita muitas capturas de qualidade, principalmente em ambientes bem iluminados. Até possui um modo noturno razoável para salvar algumas de suas fotos, porém com ruídos.
As lentes wide e ultrawide do aparelho contam com uma boa abertura, são elas que lhe permitem tirar fotos de ambientes com uma boa iluminação e alto nível de detalhes. A câmera frontal Samsung A71 também não desaponta e qualidade bem próxima das câmeras principais. Ela é excelente para tirar suas selfies e postar nas redes sociais, mantendo qualidade de cores e detalhes, além de poder participar tranquilamente de chamadas de vídeo.
Bateria
A bateria do Samsung A71 é a mesma do modelo que foi lançado antes, o A70. Seus 4.500 mAh de capacidade não são o ideal para dar grande autonomia como os mais cumuns 5.000 mAh, porém ainda consegue dar uma boa sustentada nas necessidades do aparelho, provavelmente com um uso equilibrado só será feita a recarga na parte da noite.
Caso o aparelho seja usado de forma mais pesada, (streaming e games) possivelmente sua bateria irá durar algo em torno de 5h no máximo, sendo necessária mais 1h para recarregar o aparelho completamente.
A faixa de preço atual desse aparelho da Samsung está um pouco fora do custo benefício, algo em torno de R$ 2.500, porém se você encontrar alguma promoção que o coloque na faixa de dois mil reais, já estará valendo bem a pena comprá-lo.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui