Celular Samsung Galaxy S10: ficha técnica e preços
Apesar de estar um pouco antigo, usuários ainda possuem dúvidas sobre o aparelho sul-coreano. Ainda vale a pena ter um Samsung S10 hoje?
Um aparelho relativamente antigo, com seus 4 anos de lançado, mas que ainda é muito procurado pelos usuários mais diversos. Neste artigo vamos falar um pouco sobre o Samsung Galaxy S10 que foi lançado em 2019 para comemorar os 10 anos da linha S da marca sul-coreana.
O que esperar do Samsung Galaxy S10
O aparelho celular Samsung Galaxy S10 já é um pouco antigo, então não podemos esperar o mesmo desempenho de um modelo da nova geração. Apesar disso, o Samsung Galaxy S10 é um bom celular Android com processador de 2.7GHz Octa-core que possibilita executar jogos e aplicativos medianos ou alguns pesados, se na versão de 8 GB de RAM. Uma vantagem do aparelho é a ser um aparelho Dual-Chip com entrada para dois cartões SIM, permitindo ter duas operadoras.
Mais abaixo veremos outras características marcantes desse aparelho que foi um verdadeiro estrondo no seu lançamento, com seus irmãos S10+ e S10e.
Ficha técnica Samsung Galaxy S10
- Tela: Dynamic AMOLED, 6.1 (1440 x 3040 pixels);
- Processador: SAMSUNG Exynos 9 Octa 9820 (4x 1.95 GHz Cortex-A55 + 2x 2.3 GHz Cortex-A75 + 2x 2.7 GHz M4);
- Armazenamento: 128 GB (expansível até 512 GB);
- Memória RAM: 8 GB;
- Câmeras: traseira (12 MP, 16 MP, 12 MP); frontal 10 MP;
- Bateria: 3.400 mAh.
Características do Samsung S10
Design
O S10 é maior que os anteriores da linha. O aumento vem da tela maior, que entrega 6.1 polegadas. O corpo não mudou muito do S9, se mantendo em metal com traseira de vidro, sendo apenas mais leve que os mais antigos. E, com certeza, essa linha do smartphone ainda era muito escorregadia.
O destaque continua sendo a resistência a água, o S10 mantém a certificação IP68 para ser usado nela por no máximo 30 minutos à 1,5m de profundidade. Ele possui entrada padrão P2 para fones de ouvido na parte inferior (como era comum nos modelos mais antigos), aqui você não precisa de um fone Bluetooth.
Tela
A tela do Samsung S10 chama-se Dynamic AMOLED. Sendo basicamente a mesma tecnologia dos anteriores, porém com suporte a HDR10+. A questão do brilho supera a versão anterior, deixando você aproveitar melhor a qualidade de imagem HDR.
Desempenho
O Galaxy S10 só chegou ao mercado brasileiro na versão chipset do processador Exynos 9820. O que sempre nos deixa incomodados é que nos EUA a versão do chipset era melhor na época, tendo um Snapdragon. Enfim, ambas as versões entregam desempenho mediano (atualmente), mas o nosso modelo acaba ficando um pouco atrás do que é vendido nos EUA.
O grande e verdadeiro problema do aparelho era o valor, talvez ainda seja um pouco hoje. Pelo preço que Samsung pede no Galaxy S10 era esperado um desempenho muito superior, que teria resistido bravamente até agora com qualidade. Mas já naquela época haviam relados de engasgos na interface e até mesmo na demora para a abertura de alguns aplicativos. O que salvam são os 8 GB de RAM, estes seguram bem o multitarefas, permitindo muitos apps abertos ao mesmo tempo.
Câmeras
Na traseira, o Galaxy S10 vem com uma câmera de 12 MP com abertura variável f/1.5-f/2.4 (mesma de antes), uma secundária de 16 MP com lente ultrawide e uma terceira de 12 MP com zoom óptico de 2x. E convenhamos, isso atualmente está longe de ser uma qualidade para câmeras de smartphones, onde com um investimento muito menor conseguimos mais desempenho.
A câmera até evoluiu bem para a época, apresentando fotos melhores que as gerações anteriores. O S10 registra imagens com boa taxa de detalhes em locais abertos. As cores são vivas e pouquíssimos ruídos. À noite a câmera do S10 também vai bem, apesar de disputar bem com concorrentes naquela época ou perder para algumas mais específicas.
Bateria
Com certeza o ponto mais fraco desse aparelho nos tempos de hoje, sério. Estamos em uma época onde a exigência dos aparelhos celulares só vem crescendo, ficando praticamente impossível considerar um aparelho com menos de 4.500 ou 5.000 mAh de bateria. Seria algo como ter que ficar recarregando seu smartphone mais de uma vez por dia. Um transtorno sem fim.
Quando falamos de seu preço, ele envelheceu ainda pior. Conseguimos encontrar ainda algumas ofertas na faixa de R$ 2.700 até R$ 3.500, o que é muito para o que ele oferece, de destaque ele só tem a abundância de memória RAM. Dá para conseguir um aparelho atual similar ou bem próximo em 2023.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui