Quais os celulares mais vendidos da América Latina? Apple fica de fora

O mercado de smartphones mudou bastante, tanto que você vai se surpreender ao saber quais os celulares mais vendidos da América Latina. Se ficou curioso veja aqui o top cinco dos mais comercializados em nosso continente.

publicidade
Samsung Galaxy A23
Samsung Galaxy A23 – Imagem: Divulgação/Gridmidia

Muita concorrência

Com os avanços contínuos da tecnologia, o mercado de smartphones cresceu de forma acelerada, e o resultado foi o aumento de modelos e o surgimento de novas marcas. Esse avanço possibilitou que as empresas ampliassem seu portfólio, conseguindo oferecer aparelhos de diversos níveis.

Dessa forma, atualmente há uma grande variedade de celulares, que vão dos mais simples até os de mais alta qualidade e última geração de tecnologia. Isso também afetou a oferta destes aparelhos, e assim as marcas passaram a oferecer modelos para todos os bolsos.

publicidade

Com isso, algumas marcas que seguiam na liderança do mercado de smartphones acabaram sendo passadas por outras que cresceram, e até por algumas novatas. Isso foi comprovado pelos resultados de uma recente pesquisa realizada em nosso continente.

Iphone 13 Pro
Iphone 13 Pro – Imagem: Divulgação/Gridmidia

Celulares mais vendidos da América Latina

A consultoria especialista em análise de tecnologia, de Cingapura, que atua globalmente, Canalys, promoveu uma pesquisa do mercado de smartphones na América Latina. Os resultados, que se referem ao segundo trimestre de 2024, surpreenderam.

Isso porque a Apple, que sempre dominou esse tipo de ranking no mundo todo, não obteve uma boa colocação na lista dos celulares mais vendidos da América Latina. Isso mesmo, o Iphone perdeu a majestade, sendo superado, inclusive, por modelos de marcas com bem menos tempo de mercado.

Aliás a Apple ficou entre os últimos lugares no resultado da pesquisa, ao lado da chinesa ZTE, que sempre se destacou entre as marcas mais vendidas do mundo. As marcas sequer foram citadas na divulgação da pesquisa, sendo incluída entre as Outras marcas.

Veja as marcas que ficaram no Top 5 dos celulares mais vendidos da América Latina:

  1. Samsung;
  2. Xiaomi;
  3. Motorola;
  4. Transsion;
  5. Honor.
Motorola Moto G84
Motorola Moto G84 – Imagem: Divulgação Gridmidia

Modelos mais acessíveis se destacam

De acordo com os resultados da pesquisa da Canalys, a venda de smartphones obteve um crescimento anual de 20%. Isso significa que foram vendidos 33,5 milhões a mais de aparelhos, e destes, uma grande parcela é de modelos com preços mais acessíveis.

A Samsung, por exemplo, teve seu crescimento no mercado de de 9%, impulsionado por modelos da linha A, que é definida como uma linha intermediária. Ou seja, aparelhos de bom custo-benefício, como  Galaxy A13 e o Galaxy A23, fizeram com que a marca tivesse 30% de participação no mercado.

Mas, mesmo em segundo lugar na lista, a Xiaomi superou as expectativas, conseguindo um crescimento de 35% nas vendas. A marca cravou 19% de participação no mercado, vendendo 6,2 milhões de celulares no segundo trimestre deste ano.

Xiaomi Redmi Note 11
Xiaomi Redmi Note 11 – Imagem: Divulgação/Gridmidia

O incremento se deve principalmente à estratégia de oferecer smartphones com boas configurações a preços competitivos. Sua popularidade e aumento das vendas tem como responsáveis, principalmente, o Redmi Note 11 e o Poco X4, que conquistou os consumidores por sua tecnologia inovadora.

Apesar de seu declínio nas vendas, a Motorola conquistou o terceiro lugar na lista dos celulares mais vendidos da América Latina, ao vender 5,7 milhões de aparelhos. Essa quantidade de unidades vendidas garantiu à marca 17% de participação no mercado.

As duas últimas marcas do Top 5, Transsion e Honor, conseguiram obter um crescimento de 52% e 47%, respectivamente. Com vendas de  3,2 milhões e 1,7 milhão de smartphones, conquistaram uma participação no mercado de 9% e 5%.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Redação Bitmag
Escrito por

Redação Bitmag