Movido a energia elétrica o novo robô quadrúpede seria eficiente para missões de reconhecimento em áreas de grande risco, como campos de batalha, seguindo a emissora estatal chinesa CCTV.
De acordo com o jornal chinês Global Times, o robô em questão tem uma velocidade máxima bem baixa – ele não passa de 10 km/h quando carregando equipamentos, mas sendo capaz de carregar 160 quilos de carga, o transforma em uma alternativa segura para transporte de mantimentos.
O robô é equipado com câmeras e sensores que identificam os seus arredores, para que ele possa se locomover com facilidade em todos os tipos de terrenos, desde campos gramados até a beira de penhascos.
A reportagem da CCTV também detalhou a versatilidade da nova tecnologia que é composta de 12 conjuntos de módulos, o que proporciona movimentos livres para frente, para trás, na diagonal e também corridas e pulos.
Confira o robô em ação
Segundo informações de um especialista não identificado, citado pelo Global Times, o robô biônico seria uma ótima opção para missões de monitoramento em locais remotos, como florestas densas, regiões frias e congeladas e também em locais de grande altitude.
Veja também: China confirma que pretende criar uma Lua artificial para poder fazer estudos; veja o projeto
Robô de esqui é desenvolvido por equipe de pesquisa chinesa
Um robô de seis patas desenvolvido por pesquisadores chineses da Universidade Jiao Tong de Shanghai estreou no início deste mês ao completar vários testes de esqui nas pistas de Shenyang, província de Liaoning, nordeste da China.
Lembrando um cachorro com quatro patas fixadas em seu corpo para equilíbrio e duas patas extras segurando bastões de esqui.
O robô desceu a uma velocidade de mais de 10 metros por segundo ao longo de 400 metros em uma pista de neve de 18 graus. Ele realizava muitas manobras, como acelerar, virar, girar, planejar rotas, evitar obstáculos e interação humano-robô.
Os pesquisadores da universidade fizeram avanços no desenvolvimento do algoritmo-chave do robô, permitindo que ele analisasse os comportamentos dos esquiadores humanos e imitasse os movimentos humanos de esqui.
No futuro, com o auxílio de tecnologias avançadas como 5G e redes sem fio, o robô por controle remoto poderá competir com concorrentes humanos no mesmo campo.
Além de testar sua coragem em competições de esqui, o robô também fará patrulhas e resgates em montanhas de neve para ajudar a criar um ambiente seguro para os esquiadores, disse a universidade.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui