Chromecast ou Fire TV? Qual é o melhor?
Você tem uma televisão antiga e quer trocar por uma Smart TV? Chromecast ou Fire TV podem ser uma boa opção para você. Veja qual escolher!
Se você tem uma televisão mais antiga, ou mais simples, já deve ter pensado em trocá-la por uma Smart TV. Cheias de recursos e conectividade, elas dão um passo a mais no seu conforto. Infelizmente, uma boa televisão pode custar caro. Nessas horas, comprar um Chromecast, ou Fire TV, pode ser sua melhor opção.
Por serem fáceis de instalar e ter uma grande compatibilidade com aplicativos, as duas opções são ótimas para dar uma cara nova à sua antiga TV, desde que ela tenha entrada para eles.
Qual o melhor, Chromecast ou Fire TV?
Essa é uma comparação entre os dois dongles, levando em conta um cenário geral (nós não estamos comparando versões específicas dos produtos, mas eles como um todo).
Primeiros momentos
Nos primeiros momentos com um aparelho desse tipo, as duas coisas que mais importam são a aparência do dispositivo e o quão fácil é instalá-lo.
Neste aspecto, o Chromecast sai na frente já que sua forma redondo-achatada, com um cabo flexível, torna a instalação bem mais fácil – independente da posição na qual a televisão tenha sido instalada.
Já o Fire TV parece mais um flash drive (conhecido pendrive), o que pode atrapalhar na instalação a depender da disposição das portas de conexão do televisor.
Disponibilidade de apps e canais
O Chromecast precisa de um aparelho celular conectado para funcionar. Isso permite também que várias pessoas possam conectar suas contas e usar o aparelho da forma que quiserem.
Por outro lado, o Fire TV vem com um controle remoto e passa mais a sensação de uma Smart TV, já que todas as configurações do aparelho são feitas diretamente na tela inicial do dispositivo.
Ambos os apps tem compatibilidade com os principais serviços de streaming do mercado. Contudo, o Fire TV ainda não tem disponível um dos principais streamings brasileiros: o Globoplay.
Por dentro dos aparelhos
O Fire TV funciona como uma TV Box. Portanto, você irá encontrar nele configurações mais robustas, geralmente vindo com mais memória RAM e processadores melhores do que os encontrados no Chromecast.
O Chromecast funciona mais como um aparelho de espelhamento. Portanto, não precisa de hardware tão parrudo quanto o Fire TV.
Vale a pena notar que a performance do Chromecast depende do aparelho que está espelhando nele.
Qual comprar?
A decisão de qual dos aparelhos é melhor vai depender muito do gosto do consumidor. Os preços de ambos não costumam ter uma diferença gritante, pelo menos não a ponto de fazer alguém escolher um ao invés do outro.
Já em questão de qualidade o vários fatores vão alterar os resultados, como: modelo escolhido e, no caso do Chromecast, aparelhos sendo pareados com ele.
Mass como dica geral, se você e as pessoas que frequentam a sua casa possuírem aparelhos celulares bons, o Chromecast pode ser uma ótima opção. Com ele, cada um pode ter um acesso personalizado ao aparelho.
Mas se você prefere um aparelho mais centralizado e que funcione bem para qualquer um, o Fire TV vai se sair melhor.
E aí, qual vai escolher?
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.