Chuva de meteoros poderá ser vista da sua cidade e data oficial é anunciada

A chuva de meteoros Geminídeos, chega em dezembro para deixar o céu ainda mais agitado. Não está sabendo? Então, veja os detalhes aqui!

Olhar para o céu, sem dúvidas, é uma atividade para algumas pessoas que adoram admirar a magnitude da natureza. E a chuva de meteoros Geminídeos, chega em dezembro para deixar o céu ainda mais agitado.

publicidade
Chuva de meteoros Geminídeos

Chuva de meteoros Geminídeos – Imagem: Reprodução/Pexels

Chuva de meteoros Geminídeos está chegando

Todos os anos nós somos presenteados com esta chuva de meteoros geminídeos, que em 2022 deve atingir seu apogeu no dia 13 e 14 de dezembro. Durante seu ápice, a chuva pode deixar até 150 meteoros visíveis por hora. Sim! Esta é uma verdadeira “queima de fogos” da natureza.

Infelizmente, as condições climáticas precisam estar perfeitas para visualizar o evento em toda sua magnitude. Mas como isso é raro durante o período do ano, talvez fiquem visíveis no máximo 40 meteoros por hora (que ainda é muita coisa). Lembrando que o melhor lugar para visualizar o evento, seria o pico do hemisfério norte.

Mas não deixe nosso “infelizmente” apagar a luz de esperança que existe em você. Afinal, a chuva de meteoros geminídeos é tão brilhante, que mesmo contra as condições perfeitas, ela deve proporcionar um lindo show.

publicidade

Quer uma dica do líder do Meteoroid Environments Office da NASA no Marshall Space Flight Center em Huntsville, no Alabama? Bill Cooke sugere escolher a sombra de uma casa ou árvore, de modo a manter uma boa visão do céu aberto. Pode parecer bobo buscar sombra à noite, mas isso pode ajudar a diminuir a interferência da Lua.

Por que a chuva de meteoros é chamada Geminídeos?

Você sabe por que esta chuva de meteoros tem esse nome? A resposta é simples, é porque os meteoros parecem partir da constelação de Gêmeos.

Conforme outra dica de Cooke, os meteoros próximos a esta constelação têm rastros curtos e que somem facilmente. Assim, é indicado evitar olhar os meteoros nesta direção (da constelação).

Será possível apreciar do Brasil de forma reduzida

Vale destacar que Gêmeos não aparece muito acima do horizonte no hemisfério sul. Exato, esse é o local onde você se está atualmente. Desse modo, é possível que nós consigamos assistir apenas cerca de 25% deste espetáculo, ou seja, 7 a 10 meteoros por hora.

Se você estiver pensando em acompanhar esta chuva de meteoros daqui do hemisfério sul, é importante escolher bem o seu lugar. Para isso, fuja das áreas com poluição luminosa (áreas centrais com muita iluminação noturna), foque o olhar no céu – mais para o norte – e agradeça por cada pontinho visto. Existem aplicativos de bússolas que podem ajudar a encontrar a melhor posição.

Esta chuva de Geminídeos surge dos destroços de um asteroide conhecido como 3200 Phaethon. Sua descoberta é datada inicialmente de 11 de outubro de 1983, pelo Infrared Astronomical Satellite. Aqui no Brasil, não se esqueça que o melhor dia será entre 13 e 14 de dezembro, com o ápice esperado para às 3:00. Prepare o “corujão” para observar o céu!

Com informações: NASA

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Moyses Batista
Escrito por

Moyses Batista