Cidades espaciais poderão ser criadas e os humanos viverão no espaço segundo estudos de conceito inovador
Um novo conceito de "casa" está sendo pensado por pesquisadores, agora, fora da Terra. Cidades espaciais estão vindo ai - mas vão demorar!
Este novo conceito de vida no espaço (talvez um pouco selvagem), mostra que poderíamos construir cidades como asteroides, igual ao apresentado em algumas produções de ficção científica. Um mundo giratório poderia abrigar uma cidade do tamanho da ilha de Manhattan.
Cidades espaciais: mundos giratórios são possíveis
Um dos motivos para que este estudo fosse adiante foi a pandemia que, por conta do bloqueio geral, induziu que se pensassem em outras formas de se construir cidades espaciais em asteroides.
Em um futuro distante, os humanos iriam se reagrupar em escombros de rochas e uma enorme “roda” feita de nanofibra que fosse feita pelos astronautas. Esse local seria construído dentro de pedaços soltos de asteroides enquanto giram no espaço.
Peter Miklavčič, candidato ao PhD e principal autor do estudo, trabalha na Universidade de Rochester e afirma:
“Este projeto começou apenas como uma maneira de os físicos e engenheiros desabafarem, deixando de lado as tensões mundanas por um tempo e imaginando algo maluco.”
Os pesquisadores sugerem que as futuras cidades espaciais tenham cerca de 57 quilômetros quadrados (mais ou menos o tamanho da Ilha de Manhattan, em New York) e seriam construídas literalmente em cima dessas rochas espaciais – em uma medida média que o astroide tenha pelo menos 300 metros de diâmetro.
Ideias populares vindas na ficção científica
Na verdade, as ideias vieram mesmo de acompanhamentos em produções de ficção científica. O co-autor Adam Frank, que ensina física e astronomia em Rochester, acrescentou:
“Estamos pegando uma ideia de ficção científica que tem sido muito popular recentemente – em programas de TV como “The Expanse” da Amazon – e oferecendo um novo caminho para usar um asteróide para construir uma cidade no espaço.”
O estudo coloca que, se realmente funcionar, o local permitiria a exploração de baixo custo do sistema solar e abriria a possibilidade de vida fora do planeta Terra, e não só para bilionários.
Entretanto, a infraestrutura não está pronta para o acesso rápido e fácil ao espaço, além do que, não é com qualquer material que se construiria algo dessa magnitude. Quer dizer, pode ser que se leve décadas para que isso seja efetivado, aliás, pode levar até séculos.
O estudioso Gerard O’Neill já havia proposto algo parecido pela NASA em 1972. A cidade espacial seria criada, literalmente, em cima de escombros espaciais.
Frank ainda coloca:
“Obviamente, ninguém construirá cidades de asteróides tão cedo, mas as tecnologias necessárias para realizar esse tipo de engenharia não quebram nenhuma lei da física.”
Os estudos continuam até que esse sonho se torne realidade, primeiro se imagina para depois conquistar o espaço.
Com informações: Space.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui