Cientistas descobrem formas de vidas incríveis no gelo da Antártida
Em pesquisa feita na Antártida Cientistas descobrem formas de vidas incríveis vivendo no fundo do mar sob uma plataforma de gelo.
Em pesquisa feita na Antártida, pelo Instituto Alfred Wegner, Cientistas descobrem formas de vidas incríveis vivendo no fundo do mar sob uma plataforma de gelo – indicação de que pouco se sabe ainda sobre o ambiente abaixo das plataformas de gelo flutuantes da Antártica!
No nosso planeta várias áreas ainda permanecem inexploradas pelos humanos e até em locais mais remotos é possível de se encontrar vida nova. Desta vez fazemos uma viagem às plataformas de gelo da Antártida, área remota e de difícil sobrevivência onde pouco se conhece das espécies que lá habitam.
Formas de vidas em pesquisa na Antártida
Uma nova pesquisa, publicada recentemente, documentou mais espécies reunidas em um único local do que o que já havia sido documentado em todas as plataformas do continente de gelo.
A equipe fez perfurações em uma plataforma de gelo, cerca de 200 metros de profundidade e recolheu amostras. Os cientistas ficaram surpresos ao perceber a riqueza e diversidade de espécies descobertas no material coletado. Um total de 77 espécies, nomeadamente briozoários, como a Paralaeospira sicula, idêntica a um búzio, e serpulídeos, uma minhoca conhecida como verme-espanador.
É uma completa surpresa e lembra-nos de como a vida marinha da Antártida é tão única e especial. É incrível que tenhamos encontrado evidências de tantos tipos de animais, e a maioria alimenta-se de microalgas (fitoplâncton), mas nenhuma planta ou alga pode viver neste ambiente. Portanto, a grande questão é como é que estes animais sobrevivem e prosperam aqui?
Diz o biólogo marinho da British Antarctic Survey (BAS), David Barnes.
Dê uma olhada: Telescópio James Webb chega ao espaço como missão mais cara da NASA
Os pesquisadores acreditam que as espécies encontradas provavelmente se alimentam de algas que chegam embaixo das plataformas sendo arrastadas pelas correntezas mais profundas.
Luta contra o tempo
Agora os pesquisadores têm que lutar contra o tempo para proteger e conhecer estes ecossistemas, uma vez que as alterações climáticas mudam o ambiente no Polo Sul e transformam as plataformas de gelo.
Pode ser frio, escuro e com escassez de alimentos na maioria dos lugares, mas o habitat menos perturbado na Terra pode ser o primeiro habitat a se extinguir, à medida que as condições da plataforma de gelo desaparecem devido ao aquecimento global.
Escreveram os pesquisadores em seu artigo.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.