A CNN lançou no dia 29 de março o seu serviço de streaming, o CNN+, que já foi encerrado menos de um mês depois da sua inauguração. Essa é uma das primeiras grandes decisões depois da união das gigantes do entretenimento, Warner e Discovery.
Informações apontam que o motivo pode ser o descontentamento do novo CEO da empresa, David Zaslav, que não concordava com o seu lançamento pouco tempo antes de a fusão ser concluída.
CNN+ será encerrado
O movimento da diretoria surpreendeu a mídia e os setores de TI. “Embora a escolha de hoje seja extremamente difícil, é a melhor para o sucesso de longo prazo da CNN“, disse Chris Licht, o novo presidente da rede.
Segundo ele, a decisão faz parte de uma estratégia ampla que visa direcionar suas atenções aos consumidores do agora Warner Bros. Discovery.
“Em um mercado de streaming complexo, os consumidores querem simplicidade e um serviço completo, que ofereça uma experiência melhor e mais valiosa do que as ofertas independentes“, disse Zaslav, ao expressar sua intenção de concentrar todo o conteúdo da emissora em uma única plataforma.
E agora?
A operação afundou dezenas de milhões de dólares da CNN e agora chega ao fim de uma maneira bastante brusca.
Um investimento milionário foi feito em campanhas por todo o continente, sem contar as centenas de pessoas contratadas, incluindo os âncoras com seus contratos gigantes. Podemos citar aqui Chris Wallace, o antigo anfitrião do programa “Fox News Sunday”.
Segundo a direção da empresa, os funcionários do CNN+ ainda serão remunerados pelos próximos 90 e poderão sim procurar outras funções na empresa.
Outros motivos
Embora não confirmado a relação, o fim do serviço foi anunciado apenas alguns dias após à chegada das espantosas projeções da Netflix onde a plataforma reporta uma queda gigante em sua base de usuários.
Segundo o documento, o serviço de streaming mais famoso do mundo perderá ainda cerca de 2 milhões de assinantes nos próximos 3 meses.
Isso com certeza deve ter assustado as companhias voltadas para mídia que tem se perguntado até que ponto esse mercado vai se mostrar lucrativo.
O fato é que com tantas opções os usuários estão tendo que escolher quais serviços são mais vantajosos e serviços novos, como o CNN+, podem não ter o retorno esperado. A própria Netflix já está pensando em implementar um plano mais barato de assinatura com anúncios para tentar prender seus usuários.
Alinhando todo esse cenário com o cepticismo demonstrado pelo chefe executivo do Discovery resultou no fim, talvez prematuro, do serviço que mal teve tempo para criar raízes, e o pior, especialistas nas áreas esperam que isso se torne uma tendência.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui