A decisão de comprar o Twitter foi custosa a Elon Musk, visto que agora a Tesla teve um prejuízo bilionário por isso. A empresa perdeu US$ 275 bilhões desde que o empresário mostrou interesse na rede social da Bluebird, em 4 de abril.
A montadora perdeu US$ 126 bilhões em valor desde que a aquisição foi anunciada na última segunda-feira (25), e suas ações caíram 12% na bolsa de valores americana.
Uma das razões para o declínio é que os investidores da fabricante de carros elétricos estão preocupados que Musk possa vender parte de sua participação para lucrar com o acordo da rede social.
O declínio multibilionário da empresa foi responsável pelo pior desempenho da Tesla no S&P 500, com a empresa caindo 2,34% na terça-feira. As quedas de preço da montadora já representam o valor de quase sete negócios do Twitter.
Para Natal Epstein, sócio da Catarina Capital, a falta de foco do presidente da empresa de carros elétricos em seu negócio levou à incerteza do mercado e à desvalorização das ações da empresa, já que agora a Tesla tem prejuízo.
“A queda este ano foi surpreendente, especialmente em um dia em que o mercado caiu de 3% a 4%”, disse ele.
Epstein também disse que os investidores da montadora estão preocupados que Musk use suas reservas de ações para reduzir ainda mais os preços dos títulos negociados nas bolsas de valores dos EUA.
Especialistas também apontaram que, além da crise decorrente das conversas no Twitter, a queda nas ações da Tesla foi acompanhada por resultados negativos no setor de tecnologia, que fechou em baixa na terça-feira.
Além da perda superior ao preço do próprio Weibo, a taxa de encolhimento da Tesla ultrapassou o valor total de mercado de outras montadoras no mercado.
Com menos de um mês de quedas acumuladas, é possível adquirir a Toyota do Japão (US$ 269 bilhões), tanto quanto um “três” Volkswagen (US$ 89 bilhões), ou até 6x Hyundai (US$ 49 bilhões).
Tesla tem prejuízo, mas o que aconteceu com o Twitter?
Antes de fazer a compra, Musk comentou repetidamente que a plataforma deveria ser mais aberta, chegando a dizer que seus algoritmos deveriam ser de código aberto – um modelo em que o código-fonte de um aplicativo pode ser inspecionado por qualquer pessoa.
Por outro lado, também significa que seu algoritmo pode ser facilmente copiado e modificado. Musk fez comentários em seu Twitter pedindo que “seus críticos” permaneçam na plataforma. Mas, parece que nem todos os usuários estão felizes com sua aquisição.
Alguns se mostram preocupados com a “liberdade de expressão” que Musk mencionou repetidamente no Twitter. Muita gente teme que a rede social vire uma terra sem lei para extremistas.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui