Estamos cada vez mais prontos e de peito aberto para a tecnologia, mas sem fica a dúvida de quanto iremos gastar para isso. Neste artigo, vamos tentar trazer os passos mais simples e baratos possíveis para você conseguir acender a luz de casa por comando de voz.
Por que acender a luz de casa por comando de voz?
Essa pode parecer uma pergunta boba, mas não é. Pense um pouco, é justo tentar entender o motivo por trás de acender a luz de casa por comando de voz.
Logo de cara, podemos citar comodidade e praticidade, chega de ficar levantando toda hora porque passou pelo interruptor e esqueceu de apagar aquela luz.
Acender a luz por comando de voz também te ajuda a evitar uma caminhada no escuro onde você pode tropeçar e se machucar.
O último motivo que eu levantaria de benefício é dar início nos seus primeiros passos rumo a ter um grande ecossistema de casa inteligente. Lâmpadas e interruptores são os sistemas mais básicos que podem ser usados nesse aspecto.
O que é necessário para acender a luz de casa por comando de voz
Alguns itens são básicos e indispensáveis para se conseguir acender a luz de casa por comando de voz. De forma resumida, são necessários dois, mas podem existir configurações mais complexas.
- Sistema de controle assistente: é a central de comando onde todos os dispositivos Wi-Fi ficam concentrados e conectados, através dele é possível dar os comandos (Google assistant, Siri, etc.);
- Interruptor inteligente Wi-Fi: antes de existirem as lâmpadas que podem ser conectadas diretamente, este dispositivo permitia acender as luzes, pois ele era o contato direto com o sistema de controle assistente que recebe o comando de voz;
- Lâmpadas Wi-Fi: a versão mais moderna que dispensa a necessidade dos interruptores, o dispositivo em si já é conectado ao sistema de controle e acionado por comando de voz, além de outras funções. Sua desvantagem está que o preço ainda é um pouco mais elevado, mas nada surreal.
Quanto vou gastar para ter essa funcionalidade?
Hoje tudo está mais evoluído e acessível do que antes, não é necessário ter aquelas estruturas e centrais caras para conectar seus dispositivos inteligentes, incluindo as lâmpadas.
Atualmente, você gastaria apenas o necessário para adquirir a lâmpada Wi-Fi inteligente ou o interruptor que pudesse ser conectado a central.
A central de controle de toda a casa é feita através do seu smartphone por um aplicativo específico para isso. Aqui no Brasil, o maior destaque de soluções e dispositivos é a Positivo Casa Inteligente.
Além de inúmeros produtos ofertados por eles, os valores são bem acessíveis e podem ser adquiridos gradualmente para chegar ao resultado que você gostaria.
Seu investimento inicial não passaria de R$ 150 para ter ao menos uma lâmpada ou cômodo para acender a luz da casa por comando de voz. É um preço bem razoável.
O crescimento das casas inteligentes no Brasil
Não é somente de lâmpadas que vive o conceito de casa inteligente no Brasil. Temos observado um crescimento muito grande nesse aspecto e nos mais variados conjuntos de dispositivos.
Fizemos recentemente uma entrevista com o Head da Positivo Casa Inteligente, José Ricardo Tobias, abordando justamente o assunto sobre o crescimento do conceito de casas inteligentes no Brasil.
No texto é fácil observar como tem sido a evolução das casas inteligentes e seus dispositivos envolvidos. Tudo isso sendo feito com foco na redução generosa dos custos de investimento.
As casas inteligentes se tornam a cada dia uma realidade mais palpável. A sua popularização virá com o tempo, conforme o conceito for sendo aceito pela maior parte dos usuários.
Agora com essas informações fica mais fácil entender como acender a luz de casa por comando de voz sem gastar muito, o que torna tudo muito mais interessante.
Basta ter uma boa conexão de internet (estável), um smartphone com a aplicação correta instalada fazendo o papel de central de controle para acionamento, um interruptor Wi-Fi ou uma lâmpada Wi-Fi. Pesquisas rápidas da internet trarão diversas opções de produtos para você, corre lá.
Com informação: Positivo Casa Inteligente.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui