Como adicionar filtros do Instagram, legendas e muito mais [Post campeão]
Os filtros do Instagram têm o poder de mudar o ar de uma foto, e felizmente hoje é possível fazer bem mais!
Os filtros do Instagram têm o poder de mudar o ar de uma foto, e se antes as aplicações focavam apenas nos usuários, hoje é possível fazer bem mais. Neste artigo, vamos te mostrar como dar um toque especial para as suas imagens.
A importância dos filtros e legendas no Instagram
Será que aplicar filtros no Instagram é realmente necessário? E as legendas, como elas ajudam a engajar a publicação?
Estas dúvidas são comuns, e os filtros desempenham um papel importante quando o seu foco é entretenimento na rede social.
Os filtros são meios de distorcer a imagem, sendo possível adicionar efeitos diversos, que vão desde simples retoques na cor até fundos interativos de realidade aumentada. Ferramentas como os stories e reels comportam muitas opções, já as publicações no feed têm um número menor de efeitos.
As legendas têm como finalidade transmitir uma mensagem direta que contextualize, atraia mais visibilidade para a postagem.
Além disso, você pode utilizar as hashtags (#), para entrar em espécies de “categorias”, que arquivam as mídias conforme elas são classificadas.
Se você tocar em “#musica”, por exemplo, verá uma série de posts atrelados a esta hashtag. Alguns usuários navegam por este mecanismo, o que o torna outro meio de alcançar um público maior.
Desse modo, a importância da legenda decorre do seu poder de atrair pessoas além da imagem. Seja um verso de música que não sai da cabeça, por exemplo, “Tubarão, te amo”, ou um bordão que cause identificação em massa.
Também é possível combinar diversas hashtags e mirar mais pessoas, além de, claro, escrever o que você quiser ali na hora de postar as suas fotos. E para colocar filtro em suas fotos, basta conferir os passos a seguir.
Como usar os filtros do Instagram
Existem dois modos difundidos de aplicar filtros nas fotos do Instagram, e o primeiro que vamos te mostrar é em imagens que já estão em sua galeria. O segundo, é colocando os efeitos antes de tirar a foto. Então, após abrir o Instagram, você verá o feed inicial da rede social.
- Passo 1. Entre na seção para adicionar um story;
- Passo 2. Escolha uma das fotos em sua galeria;
- Passo 3. Toque no símbolo de efeitos e em seguida, você verá uma barra com todos os efeitos disponíveis, basta selecionar o que chamar a sua atenção.
- Passo 1. Toque em adicionar um novo story;
- Passo 2. Selecione o efeito na barra abaixo;
- Passo 3. Toque no círculo para captar a foto com o efeito escolhido.
Como adicionar legendas para criar engajamento
Como mencionamos acima, tal qual a adição de filtros, a legenda é uma parte indispensável da publicação no Instagram. Portanto, você saberá exatamente o que fazer em cada etapa, pois o processo foi pensado para ser o mais fácil e acessível.
- Passo 1. Toque em adicionar nova publicação [ícone destacado na primeira imagem];
- Passo 2. Confirme se está criando uma publicação e selecione uma das fotos da galeria. Em seguida ─ passo oculto nas imagens ─, você verá a aba de efeitos, pode selecionar um e clique em avançar sempre que concluir uma etapa, esta opção estará no canto superior direito da tela;
- Passo 3. Adicione a legenda, lembrando que hoje também é possível colocar música em suas publicações, e compartilhar simultaneamente em outras redes sociais.
Truques secretos para as suas legendas do Instagram
Entre algumas dicas que você pode seguir para fazer legendas impressionantes e que geram mais engajamento, podemos destacar:
- Use Emojis: um ambiente descontraído como o Instagram, sem dúvidas, pode ter um ou mais emojis na legenda para chamar a atenção, dar mais vida ao texto;
- Legendas curtas: o foco do Instagram são as imagens, então, economize nas palavras, as chances de atrair mais pessoas serão maiores;
- Objetividade: não basta ser curta, tem que ser direta, o que a sua legenda quer transmitir? Ter uma mensagem clara, seja de positividade, coaching, um livro que você leu, enfim, tente transmitir algo que possa ser captado de forma breve;
- CTA – Call to Action: a CTA é a famosa “chamada para ação”, você quer que o cliente compre uma roupa na sua loja? Deseja que ele olhe os seus stories ou curta a publicação? Deixe explícita a sua vontade em relação ao seu seguidor, com o fim de levá-lo a esta ação.
Abaixo temos um exemplo bem genérico para fotos que usam um verso do momento, e fazem uma chamada de ação para o próprio perfil.
“Tubarão te amo 🦈
Não deixe de conferir os stories!”
Eu posso usar filtros do Instagram em fotos que já existem?
Sim! É possível utilizar filtros em fotos que já estão em sua galeria. Tanto no momento de compartilhar um story ou publicação no feed, é muito simples adicionar os filtros do Instagram.
Com informações: ithinkdifferent, Followchain
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