Existem duas motivações principais para querer colocar senhas individuais em suas conversas no WhatsApp, segurança e evitar gente curiosa. Seja qual for a sua motivação, o WhatsApp ouviu os apelos dos usuários e trouxe a funcionalidade. Neste artigo, vamos te mostrar como bloquear facilmente conversas do WhatsApp com senha ou biometria.
Por que bloquear conversas individuais no WhatsApp
Antes de qualquer coisa, segurança. Independente da motivação e de quem você pretende se proteger, a função torna isso mais fácil.
Após a sua ativação, ninguém além de você poderá ter acesso a uma conversa particular específica ou aquele grupo fechado de amigos que se comunicam pela ferramenta.
Sem sombra de dúvidas foi um recurso muito esperado por aqueles que já sofreram de invasão de privacidade, seja em casos de perda do celular ou por pessoas desonestas mexendo onde não são chamadas.
Recurso novo e muito esperado
O WhatsApp ganhou o recurso importante e muito esperado de bloquear com senha ou biometria conversas específicas. Lembrando que a biometria pode ser tanto a impressão digital como o reconhecimento facial. Toda a movimentação da novidade gira em torno de mais privacidade para os usuários.
Sem dúvida, muitos deverão ficar extremamente satisfeitos com a nova possibilidade de proteção trazida pelo mensageiro nessa nova atualização de segurança.
A função já está disponível para uso, bastando que o usuário garanta que seu aplicativo esteja atualizado para a última versão do WhatsApp.
Senha geral
O recurso já está em pleno funcionamento e, como citamos acima, pode ser usado com a senha ou biometria.
Vale lembrar que cada conversa individual pode ser bloqueada e os mais variados chats em grupo também. Existe apenas um único problema, a senha ou biometria usada deve ser a mesma que faz o desbloqueio do aparelho.
Segundo os próprios rumores da empresa, esse seria o próximo passo da ferramenta, permitir o cadastro de senhas diferentes em cada conversa. Isso tornaria a segurança mais independente entre conversas e a lógica da proteção do smartphone.
Não bloqueia tudo
Uma dica importante que vale o destaque para todos os que querem utilizar a nova função: ao bloquear uma conversa em um aparelho, isso não garante o bloqueio em possíveis outros aparelhos conectados, essa é uma informação destacada pelo próprio aplicativo.
Dessa forma, tome cuidado ao ter sua conta do WhatsApp conectada em outros smartphones, dispositivos e até no seu PC, a função não é transmitida automaticamente para todos.
Como bloquear conversas do WhatsApp com senha ou biometria?
Antes de pensar em seguir o passo a passo para bloquear as conversas individuais com senha ou biometria, verifique se o seu WhatsApp está atualizado na última versão.
Isso pode ser feito rapidamente ao ingressar na Google Play Store e entrar na página do aplicativo, caso apareça o botão atualizar, basta clicar e aguardar o download e instalação.
- Abra o aplicativo do WhatsApp no seu celular;
- Selecione uma conversa individual ou grupo;
- Toque no nome (da pessoa ou grupo);
- Ao rolar a página para baixo, verá a opção “Bloqueio de conversa”, basta selecionar a função e seguir para a nova tela;
- Na última tela, habilite a ferramenta clicando no seletor (chave “on/off”), a confirmação da alteração já é feita com a senha ou biometria exigida no processo.
Onde ficam as conversas arquivadas?
Com o método passo a passo concluído, a conversa individual ou grupo passará a exigir a senha de autenticação, seja no formato de senha mais conhecido ou de biometria para desbloquear o chat.
As conversas bloqueadas não ficam visíveis com as demais do mensageiro. Elas ficam separadas da caixa de entrada, em uma pasta acima das “Arquivadas”.
Se quiser acessá-las, role a página para baixo e clique em “Conversas bloqueadas”, basta selecionar aquela que pretende ingressar e então use o método de desbloqueio do celular para conferir as conversas protegidas.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui