Como colocar senha nos aplicativos do celular e evitar espiões!
Ninguém vai se passar por mim ou invadir minha privacidade! Já teve essa postura no smartphone? Então veja como colocar senha nos aplicativos
Segurança digital é um assunto que está sempre em pauta, e nos smartphones isso não é diferente. Não simplesmente colocando senhas e acessos biométricos no aparelho em geral, como protegendo a conectividade em redes Wi-Fi. Porém, outra dúvida perturba os usuários, como colocar senha nos aplicativos do celular para evitar acesso indevido, principalmente, as suas redes sociais?
Por que eu devo colocar senha nos aplicativos do celular
Como falamos acima, segurança nunca é demais. Assim como nos preocupamos em proteger nossos dados e informações, diversos criminosos, ou gente indiscreta, gostariam de ter acesso às mensagens particulares em mensageiros e redes sociais.
Proteger o aparelho e seu acesso é apenas a primeira barreira, que pode ser feita via senha numérica, padrão, biometria ou reconhecimento facial. Em segundo plano, podemos também efetuar nova camada de proteção diretamente nos aplicativos instalados no smartphone: WhatsApp, Facebook, Instagram, Twitter etc.
A melhor forma de se proteger é unir o máximo de possibilidades e ferramentas de segurança, que estando sobrepostas dificultam a vida dos criminosos que possam tomar posse de nosso aparelho celular. Eles fazem isso para investigar senhas ou informações sigilosas para praticarem extorsão posteriormente. Porém, não podemos esquecer, não são apenas os criminosos que se interessam por nossa intimidade, pessoas desrespeitosas também assumem esse papel.
Colocar senha nos aplicativos do celular é o suficiente?
Conforme a tecnologia avança, a resposta tende a ser sempre um não. Da mesma forma que não adianta colocar senha apenas no acesso do celular, deixar restrito somente aos aplicativos não funcionará. Para estar a frente das ameaças, as medidas protetivas devem ser somadas, tornando o seu aparelho e a sua privacidade cada vez mais blindada.
Sua melhor chance de sucesso é mantendo todo o conjunto de ferramentas voltadas para a segurança digital ativadas, em padrões cada vez mais complexos. Senhas alfa numéricas somadas a biometria, autenticação em dois fatores, reconhecimento facial, mas todos sendo usados nos dois estágios de segurança: acesso ao telefone e acesso aos aplicativos individuais. Os apps de banco tem nativamente oferecido esse tipo de camada extra de segurança, mas outros também possibilitam isso.
Existe uma maneira nativa de colocar senha nos aplicativos de celular?
Android
Para Android não existe uma maneira de configurar diretamente no sistema esse tipo de codificação extra e individual por aplicativos. A melhor solução no sistema é optar por um dos aplicativos focados em oferecer esse serviço, sendo pagos ou gratuitos.
Existem uma razoável variedade de aplicativos criados por outras empresas que tornam essa proteção extra possível. Como nada nessa vida é 100% seguro, existe um cenário onde estes aplicativos se tornam ineficazes, mas uma simples configuração no Android já muda o cenário.
Basta bloquear o acesso às Configurações do celular com senha, assim o criminoso que já tiver desbloqueado seu celular não poderá desinstalar o aplicativo de senha para os seus apps. Existem alguns exemplos famosos de apps com a função de proteger com senha seus aplicativos importantes individualmente.
- App Lock (Android e iOS): um dos mais populares para bloquear aplicativos, o App Lock possui outros recursos: pastas secretas ou configurar a câmera frontal para fotografar qualquer pessoa que tente quebrar a segurança. Alguns dos melhores recursos extras ficam restritos ao iOS, enfraquecendo um pouco a opção para Android;
- Bloqueio: AppLock: assim como no exemplo anterior, o usuário pode bloquear apps nativos, escolher diferentes formas de proteção e tirar foto de quem tenta acessar os programas protegidos;
- Norton App Lock: se você não dispensa uma boa marca reconhecida, talvez você deva optar pelo Norton App Lock. O aplicativo é um dos vários produtos da famosa empresa de antivírus. Porém, mesmo com o nome famoso, tudo fica no básico e apresenta os mesmos recursos que os seus concorrentes.
iOS
Quando falamos de iOS, dá para forçar que você nem precisa de aplicativos de terceiros, mas proteção nunca é demais. No sistema da Apple, existe a possibilidade de efetuar configurações diretamente no aparelho. Pela da seção “Ajustes” do iOS, é possível bloquear ou restringir o uso de alguns apps.
Após o ajuste, ele ficará “aberto” por um tempo baixo de utilização, na sequência, quando ultrapassado o tempo, o sistema exigirá uma senha de acesso para ele continuar liberado. Pode ser até um pouco incômodo, mas torna a experiência mais segura. Apesar de ser uma solução nativa, continuamos a insistir que segurança digital nunca é demais e você pode colocar outro app para sobrepor a proteção.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos. Desde então, atua como editor no Grupo Gridmidia.