Banco Central: Como consultar por CPF valores ‘esquecidos’ no site?
O Banco Central disponibilizou o serviço "Valores a Receber", que vai possibilitar a consulta para procurar dinheiro “perdido” em bancos.
Nessa semana o Banco Central disponibilizou o serviço “Valores a Receber“, que vai possibilitar a pessoas físicas e jurídicas a consulta para saber se eles têm dinheiro “perdido” em instituições financeiras. A ferramenta animou os brasileiros de tal maneira que o sistema não foi capaz de suportar a quantidade de acessos.
Segundo um levantamento feito no ano passado a soma total dos valore que clientes tinha “esquecido” nos bancos era de cerca de R$ 8 bilhões de reais e segundo o BC poucas pessoas realmente sabiam da existência desses valores – os valores se resumem a resto de cobranças, devoluções, benefícios e até mesmo contas encerradas.
Infelizmente nenhum dos serviços listados abaixo está disponível, no momento de criação desse artigo, já que até o site oficial oficial do BC caiu devido a quantidade enorme de acessos.
Como saber se você tem Valores a Receber pelo site do BC?
- Para saber se você tem algum dinheiro esquecido por aí os passos são os seguintes:
- Acesse “Minha Vida Financeira“.
- Clique na subseção “Valores a Receber”.
- Role a página até o final e clique em “Consulta ao Relatório Valores a Receber”.
- Clique em “Iniciar consulta” e coloque o número do seu CPF ou CNPJ.
- Se você tiver dinheiro a receber, isso aparecerá na tela. Se não tiver, é só encerrar a consulta.
Checando instituições e valores pelo Registrato
Caso haja valores disponíveis, você deverá checar, através do Registrato, em que banco eles estão. O portal permite que a população faça consultas de suas informações financeiras, como dívidas empréstimos.
Caso você ainda não tenha cadastro será preciso criar uma, do contrário é só fazer login com os dados pedidos pela plataforma.
Para criar a conta basta apenas preencher todos os campos informando seus dados pessoais. Depois disso é só pegar a frase de segurança que o próprio serviço irá gerar, essa chave deverá ser utilizada como validação na aba do Registrato do site do seu banco.
Finalmente volte ao site do BC para finalizar o cadastro e receber os valores.
Resgatando os valores
Depois de fazer o login no Registrato, há duas opções de telas. Se houver um aviso “Solicitar por aqui”, significa que o banco em questão aderiu ao termo do BC, e o pagamento poderá ser feito diretamente em sua conta bancária (via Pix, TED ou DOC) em até 12 dias úteis
Mas se aparecer a mensagem “Solicitar via instituição”, isso significa que o banco não assinou o termo do BC e nesse caso, é preciso entrar em contato diretamente com o banco central.
Fontes: UOL Economia
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.