Como criar lista suspensa no Excel [Configuração]
Quer saber agora mesmo como criar lista suspensa no Excel? Então, confira esse passo a passo simples e aprenda como fazer.
Quer aprender como criar lista suspensa no Excel, mas ainda não tem ideia por onde começar e tem dificuldades de como a ferramenta funciona? Muitas pessoas pensam que fazer esse processo é complicado e desistem sem ao menos tentar, mas isso está distante da realidade. Por isso, neste artigo vamos te mostrar como criar sua lista suspensa no Excel de maneiras simples. Então, fica ligado nas nossas dicas.
A importância de criar sua própria lista suspensa Excel
As pessoas que trabalham com produtos ou que costumam se organizar precisam de uma lista para manter o controle de estoque. Mas nem sempre dispõe de tempo para fazer um curso ou seguir tutoriais longos e sem nada de objetivo. Por isso tem a necessidade de pagar a terceiros para realizar seu trabalho. Contudo, você mesmo pode fazer sua Lista suspensa Excel por ser simples e fácil.
Todo mundo queria saber como criar esta lista e fazer todo o processo de organização para deixar sua área de atuação mais leve e organizada.
Tudo isso sem precisar desembolsar dinheiro para realizar essas atividades. Sem contar que não é toda hora que você vai encontrar alguém disponível para te auxiliar. De toda forma, é sempre bom dominar as ferramentas e realizar os trabalhos com rapidez e precisão.
O que são listas suspensas do Excel
Essa ferramenta permite que as pessoas escolham um item em uma lista criada por você. Pois o Microsoft Excel disponibiliza um recurso útil para criar entrada de dados consistente com e categóricos em uma configuração simples.
Você pode inserir uma lista suspensa em qualquer célula vazia da sua planilha. Os menus suspensos são úteis para informações que você deseja inserir de forma consistente e repetida. Por exemplo, se você estiver criando um rastreador de contas, poderá ter um menu suspenso com os tipos de contas.
Abrindo uma nova lista
Para começar uma lista suspensa, basta que você digite as entradas que você quer que sejam exibidas na sua lista suspensa. O ideal é que você tenha seus itens de lista em uma Tabela do Excel. Em seguida, basta inserir as informações que deseja ter na sua lista.
Por exemplo, se quiser que sua lista suspensa inclua “Brasília”, “Salvador” e “São Paulo”, digite “Brasília” na célula A1, “Bahia” na célula A2 e “São Paulo” na célula A3. Você também pode colocar esses itens em uma planilha já existente ou optar por uma nova. Eles podem então ser referenciados em qualquer planilha na pasta de trabalho.
Como criar uma lista suspensa no Excel
Após inserir os dados básicos que quer em sua planilha, agora vamos te mostrar o passo a passo para criar a sua lista suspensa.
Passo 1
Clique na guia “Dados” na parte superior da sua planilha. Depois vá até “Validação de Dados“, que possui uma marca de seleção verde e um sinal de pare vermelho.
Passo 2
Vai abrir uma pequena janela, nas configurações, clique em “Permitir“, em seguida selecione “Lista“. Depois, basta se certificar que as caixinhas ao lado com as opções “Menu suspenso na célula” e “Ignorar em branco” estejam marcadas. E em fontes, digite “Lista“.
Ao marcar essas opções, os usuários podem deixar o menu suspenso vazio sem uma mensagem de erro. Se o menu suspenso que você está criando for um campo obrigatório, então não é preciso marcar essa caixa.
Agora, em “Fontes” adicione a lista de valores que deseja no menu suspenso. Por exemplo, se você tiver “Brasília”, “Salvador” e “São Paulo” nas células A1, A2 e A3, lembre-se de selecionar o intervalo de células de A1 a A3.
Pronto, agora a sua planilha está pronta para ter as listas suspensas adicionadas. Tudo muito simples, fácil e rápido.
É possível remover valores repetidos nas planilhas do Excel?
Sim. Para isso, siga para Página Inicial > Formatação Condicional >Realçar Regras das Células > Valores Duplicados. Depois, na caixa ao lado de valores, escolha a formatação que quer aplicar aos valores duplicados e clique em OK.
É possível ordenar valores duplicados na lista do Excel?
Sim, para isso, basta selecionar os dados que quer trabalhar e seguir para Formatação Condicional > Realçar Regras das Células > Valores Duplicados. Vai aparecer uma caixinha, então, basta escolher a forma com deseja que formatação das células fique.
Com informação: HowToGeek, Microsoft
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Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.