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Como criar perfil no Facebook profissional [Página e profile]

Ter um Facebook profissional, seja ele para criação de conteúdo ou para sua empresa, pode ser muito importante hoje. Afinal, a presença nas redes sociais é uma das maneiras de alcançar mais clientes, vendas e até fazer networking.

Como criar perfil profissional no Facebook [Página e profile] – Imagem: Reprodução/Freepik

O que é um perfil profissional no Facebook?

Atualmente é possível interpretar esta questão de duas maneiras, e para cada uma dela há uma resposta difundida na web. A primeira consiste em você usar um perfil comum do Facebook, mas com o foco profissional. Ou seja, você vai moderar suas publicações, usar fotos mais regradas, atualizar todas suas informações, por exemplo.

Já a segunda decorre de uma funcionalidade que a Meta apresentou inicialmente em dezembro de 2021 para os EUA. Aqui você vai explorar ferramentas próprias para quem quer acompanhar seu progresso na rede.

Um perfil comum como profissional

Aqui nós vamos ter que criar uma conta do Facebook, se você já tem uma e quiser aproveitá-la, é possível que precise revisar alguns pontos. Desse modo, vamos seguir determinados passos.

  1. Revise o seu perfil: supondo que você já tem um perfil, é importante revisar tudo: fotos (suas e marcações), publicações, comentários em seu perfil, grupos, curtidas, dados pessoais. Garanta que tudo está atualizado, entretanto, não precisa ser tão rigoroso, afinal, estamos no Facebook, não no LinkedIn;
  2. Conteúdo: neste caso você não precisa ser um criador de conteúdo de ponta, mas é fundamental trazer atualizações relevantes. Uma dica interessante é aproveitar outras publicações de fontes confiáveis, e que sejam de interesse do seu círculo profissional, claro que há espaço para posts descontraídos, mas não exagere;
  3. Conexões: depois que você tirou tudo o que era irrelevante para o seu perfil – isso pode incluir alguns amigos -, é hora de fazer conexões. Com cerca de 3 bilhões de usuários, não tenha dúvidas de que este lugar é incrível para se conectar, então, vale a pena procurar alguns grupos, páginas, e até amigos profissionais ou ex-colegas de trabalho;

Por fim, a atualização é fundamental, então não deixe de inserir informações importantes. Se você tem uma loja, é interessante fazer publicações de novidades, compartilhar curiosidades sobre algum item que só você vende. Enfim, existem alguns gatilhos que podem te ajudar a ganhar mais vendas e clientes.

Um perfil no Facebook Profissional

No final de 2021, a Meta apresentou uma atualização para os perfis pessoais do Facebook. Agora eles poderiam acessar algumas ferramentas que eram exclusivas das páginas, para isso, bastava tornar o seu perfil Profissional. Neste caso, alguns perfis habilitados poderiam até mesmo receber remuneração pelo seu conteúdo.

Inicialmente, o informativo oficial destacava que os criadores de conteúdo habilitados, poderiam ganhar dinheiro pelo programa Reels Play. Hoje há outras formas, como através dos Desafios ou Desempenho.

Na parte de Programas de Bônus do Facebook for Creators, em uma das descrições da página, a Meta destaca:

“Queremos ajudar os criadores de conteúdo a ganhar dinheiro expressando sua criatividade e fazendo o que amam. Participe de um dos programas de bônus e ganhe dinheiro alcançando os principais marcos e conquistas relacionados a desempenho, ganhos ou desafios.

Caso você cumpra os requisitos necessários, pode se cadastrar em mais de um programa de bônus e maximizar seus pagamentos.”

Ao entrar na página do Facebook para criadores, basta rolar até a parte em que você avistará um formulário. Se a sua conta já estiver conectada no navegador, então, ele estará preenchido, e você só vai precisar clicar em Enviar. Você também pode conectar o seu Instagram, e escolher em qual programa quer se inscrever.

Como criar perfil profissional no Facebook [Página e profile] – Imagem: Reprodução/Facebook/Moysés Batista

Perfil profissional e página são a mesma coisa?

Embora hoje compartilhem recursos semelhantes, há cerca de uma década de diferença entre a segunda e a primeira ferramenta. As páginas do Facebook viveram sua Golden Era durante 2012 e 2014, quando eram uma novidade e entregavam muita visibilidade sem nenhum investimento.

Nos anos seguintes, a empresa viu o alcance do recurso e colocou um “céu de bronze”, que só se rompia mediante a impulsionamento pago. Desse modo, muitos usuários que tinham páginas amadoras pegando milhões de curtidas mensais, viram suas páginas perderem a força de entrega com o tempo. 

Hoje, as páginas do Facebook consolidadas alcançam números expressivos, além disso, o seu impulsionamento é um dos que traz o melhor retorno entre todas as redes sociais. No entanto, o perfil profissional, que mostramos acima, é uma espécie de fusão entre o perfil pessoal e a página, pendendo mais para o lado do perfil.

Dica para ter uma página profissional no Facebook

Embora se fale em Página Profissional, o recurso não é exclusivamente pensado para negócio, tal qual o WhatsApp Bussiness ou o Instagram Profissional. No entanto, ela é a melhor opção na rede para quem tem uma empresa e deseja criar um espaço digital para ela, ou se você quer dar outro nível para sua criação de conteúdo.

Assim, a página profissional do Facebook pode ser feita a partir da criação de uma nova página. No entanto, todo o seu conteúdo, informação, e objetivo, será profissional.

Embora não seja pensado como o WhatsApp e Instagram, não podemos esquecer de onde estes recursos saíram – é daí mesmo que você está pensando. Então, o Facebook disponibiliza incríveis ferramentas de insight para suas páginas. Além disso, hoje ele oferece um suporte surreal – por artigos -, que te salva em muitas situações.

As dicas em relação ao conteúdo seguem o mesmo padrão citado para o Perfil Profissional. É importante se atentar com as imagens na página, modere o conteúdo, aqui você pode ser mais restrito. Do mesmo modo, compartilhe outros materiais relevantes, pois nem sempre dá para criar algo novo.

Interação é ouro, então reaja a comentários, comente em outras publicações, veja quem compartilhou sua publicação, e sempre confira a caixa de mensagem. Esta página também vai ser importante para quem deseja criar um Instagram Profissional.

Posso ganhar dinheiro com o Facebook?

Através dos programas de bônus do Perfil Profissional no Facebook é possível obter remuneração. Para isso, o seu perfil precisa passar por uma aprovação após a sua solicitação. Atualmente, o meio mais rentável de ganhar dinheiro na rede social é por visualização de Reels.

Com informações: Facebook, Makeuseof, CareerAdict

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