Como deixar o seu iPhone velho novinho em folha
A Apple é famosa pela oferta de aparelhos com excelente desempenho e durabilidade, como o iPhone, principal dispositivo da marca.
A Apple é famosa pela oferta de aparelhos com excelente desempenho e durabilidade – como o iPhone, principal dispositivo comercializado pela marca. Mas, assim como qualquer outro eletrônico, os smartphones da marca também possuem um prazo de validade.
Até que seu funcionamento seja efetivamente interrompido, o usuário poderá enfrentar alguns problemas que podem afetar as funcionalidades. Os principais são a memória, armazenamento ou bugs no software.
O que muitos usuários do iPhone ainda não sabem é que existe uma maneira de reparar estes problemas e deixar o aparelho velho novinho em folha.
Dicas de como atualizar o iPhone
Atualize o sistema iOS
A atualização do sistema iOS, que periodicamente disponibiliza novas versões, tem o objetivo de promover melhorias na estabilidade e assegurar a instalação de novos recursos do iPhone.
Reinicie o iPhone
Caso o usuário do iPhone esteja enfrentando problemas com o funcionamento de recursos que travam o celular e apagam cachês temporários, que tendem a se acumular em razão do uso excessivo do sistema.
Limpe o cache do Safari
É comum que, à medida que surge a necessidade de fazer uma pesquisa, várias páginas do Safari permanecem abertas em segundo plano e que, por consequência, tornem o sistema mais lento.
Por isso, limpar o cache do Safari pode acelerar o carregamento dos sites. Isso porque, com o passar do tempo, eles podem acumular o excesso de informações ocupando boa parte do espaço na memória de armazenamento do iPhone.
Feche aplicativos abertos em multitarefas
Aplicativos em multitarefas ou em segundo plano tendem a consumir bastante do desenvolvimento do aparelho. Por isso, ao se habituar a fechá-los quando não estiverem em uso, você evita ter que lidar com um sistema lento ou que consuma a bateria em excesso.
Desinstale aplicativos sem apagá-los
Se você tem aplicativos instalados no iPhone que raramente usa, mas que deseja ter uma espécie de atalho caso surja uma necessidade repentina e urgente das funcionalidades oferecidas por eles, existe uma opção.
Você pode selecionar a opção “Desinstalar Apps Não Usados” na plataforma “App Store”. Seguindo este passo a passo é possível apagar automaticamente os aplicativos instalados há tempos e que estão sem uso.
Exclua aplicativos desnecessários do iPhone
Excluir aplicativos desnecessários e sem uso podem ajudar a economizar espaços de armazenamento e memória RAM do iPhone.
Armazene fotos e aplicativos na nuvem
Armazenar fotos e vídeos na nuvem, seja no iCloud, Dropbox ou Google Drive é uma excelente alternativa para apagar este tipo de arquivo do celular e liberar espaço de armazenamento.
Apague músicas e vídeos baixados de plataformas de streaming
Aplicativos como Netflix, Prime Video, Spotify e outros tendem a fazer downloads automáticos caso esta opção esteja ativada nas configurações.
Portanto, lembre-se de apagar os arquivos. Embora seja necessário reforçar que, ao fazer isso, a transmissão offline é interrompida.
Delete mídias acumuladas no WhatsApp
Boas conversas no privado ou em grupos do WhatsApp podem render um compartilhamento significativo de mídias como imagens, vídeos, áudios e documentos.
Por isso, uma dica valiosa é se habituar a uma rotina semanal para apagar estes arquivos que consomem muito da memória do iPhone.
Desative o recurso de atualizações em segundo plano
Este recurso consiste na manutenção dos aplicativos de modo silencioso, visando o bom desempenho do recurso multitarefa.
Por isso, sempre que abrir um aplicativo em segundo plano ele continuará rodando como se já tivesse sido aberto anteriormente.
Atenção à saúde da bateria
A bateria de modelos mais antigos do iPhone tendem a reduzir a performance do aparelho e torná-lo menos efetivo durante o uso. Por isso, pode ser necessário fazer uma troca.
Redefina os ajustes de fábrica do iPhone
Porém, faça isso apenas em último caso, pois ao restaurar o sistema do aparelho, tudo que existe nele será apagado. Desta forma, a dica é fazer um backup dos dados no dispositivo para assegurar que nada seja perdido.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR e Bit Magazine, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças e tecnologia.