Como ditador da Coreia do Norte está usando hackers para ganhar dinheiro?

O Ditador da Coreia do Norte, Kim Jong Un, pode estar usando hackers  para “arrecadar” fundos e se manter no poder do seu regime!

O Ditador da Coreia do Norte, Kim Jong Un, pode estar usando hackers  para “arrecadar” fundos e se manter no poder!

publicidade
Coreia do Norte

Imagem: BeeBright/Shutterstock

Coreia do Norte pode estar usando hackers para cometer crimes cibernéticos

Segundo a Bloomberg, um relatório feito pela CISA (Agência de Segurança Cibernética e de Infraestrutura) aponta que crimes cibernéticos tem financiado o governo do ditador. Os alvos dos ataques tem sido bancos e as forças armadas dos países mais poderosos.

Dentre os crimes temos:

  • Roubo de segredos de defesa;
  • Ransomware;
  • Sequestro de moeda extraída digitalmente e;
  • Lavagem de criptomoedas.
publicidade

Somando todos os valores de que se tem registro, podemos chegar a uma soma de aproximadamente 13 bilhões de reais que teriam sido redistribuídos para a Coreia do Norte ajudando a financiar o programa de armas nucleares do país e impulsionado a economia local.

Segundo o documento são atribuídos à Coreia do Norte vários ataques cibernéticos, incluindo a tentativa de roubo de US$ 2 bilhões do sistema de transações financeiras da Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication (Swift).

Ao que parece as ações dos hackers seriam uma forma de a Coreia do Norte passar por cima das sanções comerciais impostas sobre o país devido o seu programa de armas nucleares.

A capacidade cibernética da Coreia do Norte tende a se tornar mais avançada.

Diz Ji Seong-ho, refugiado norte-coreano que e membro da assembleia nacional da Coreia do Sul, explicando que o dinheiro que o governo de Kim Jong Un ganha com hacking deve aumentar muito na próxima década.

Veja mais: China usa Inteligência artificial contra seres humanos; entenda a situação

A agência de inteligência norte-coreana, Reconnaissance General Bureau, que gerencia as operações clandestinas do Estado, definiu sua unidade de guerra cibernética como de prioridade máxima em 2003, recebendo apoio de Kim Jong quando ele assumiu o país em 2011.

Segundo desertores da Coreia do Norte, atualmente, há 6 mil agentes hackers qualificados na unidade, também conhecida como Bureau 121.

A agência conta com uma divisão cuja missão é de conduzir o ciber-crime financeiro enquanto que outra foca em explorar vulnerabilidades em redes de computadores.

 Kim Jong Un também tem enviado especialistas norte-coreanos ao exterior para treinamentos em tecnologia da informação.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.