Você sabia que é possível usar o buscador do Google e outras ferramentas especializadas para conseguir informações sobre imagens e objetos que aparecem nelas? Chamado de “pesquisa reversa”, hoje você vai aprender todos os detalhes sobre a pesquisa por imagem, um recurso poderosíssimo que está a disposição de todos gratuitamente.
O que é “pesquisa por imagem”?
Pesquisa por imagem, como o nome já indica, é uma técnica que usa tecnologias avançadas dos motores de busca para extrair informações de uma imagem ou achar imagens parecidas.
Com ela é possível, entre outras coisas, identificar lugares e prédios aparecendo em determinada foto, ou até mesmo a sua origem, caso ela seja a cópia de uma imagem já existente.
Para funcionar adequadamente, durante o processo de busca, a ferramenta analisa a imagem e compara ela com um grande banco de dados.
Para que serve?
Entre seus usos mais comuns, as pesquisas reversas podem ser usadas para:
- Encontrar a localização de um prédio, um monumento ou até mesmo uma paisagem;
- Investigar a origem de uma imagem, descobrindo informações como sua fonte e se ela é ou não verdadeira;
- Descobrir nomes de objetos (brinquedos, decorações, plantas, etc.), onde comprá-los e informações extras sobre eles.
Uma ótima dica para usar esse tipo de pesquisa é encontrar restaurantes que servem um prato específico.
É só procurar uma foto na internet, ou tirar uma do seu celular, que você vai saber onde encontrar o lugar mais próximo que serve aquilo. O mesmo pode ser feito com lojas de brinquedos, acessórios e até produtos de mercado.
Fazendo pesquisa por imagem com o Google
Uma das principais ferramentas para fazer pesquisa por imagens é o Google Lens, um serviço que serve como extensão do buscador da empresa. Ele é completamente gratuito e pode ser usado basicamente em qualquer dispositivo.
Confira abaixo como usar o Google Lens nos smartphones e computadores para obter informações a partir de imagens!
Usando o Google Lens no smartphone
No Android o Lens basicamente já vem instalado por padrão, isso porque ele é integrado no Chrome — não confundir o aplicativo Chrome com o navegador Google Chrome, embora eles funcionem de forma similar.
No caso dos dispositivos iOS, você pode instalar o aplicativo do Google. É importante que ele esteja sempre na versão mais atual.
Pesquisando no Lens usando uma imagem da sua galeria ou uma foto tirada na hora
Acessando a página inicial do Chrome, o Google Search, você vai ver o botão do Lens no canto direito da barra de pesquisa. Clicando nele você vai ser levado diretamente para o aplicativo onde pode escolher uma imagem da galeria para pesquisar ou tirar uma nova foto.
Você tem opções como pesquisar objetos específicos e extrair o texto da imagem, até com a possibilidade de traduzi-lo. Fazendo a pesquisa você vai encontrar informações sobre o produto ou objeto e como consegui-lo/chegar até ele.
Pesquisando no Lens usando uma imagem da internet
Outra funcionalidade bastante útil é a pesquisa de imagens da internet. Seja uma imagem que você pesquisou no buscador, ou alguma que você encontrou por acaso em um site enquanto navegava. Você só precisa apertar e segurar na imagem e depois escolher a opção “Pesquisar imagem com Lens”.
Um detalhe interessante é que o Lens dá a possibilidade de você selecionar o item na imagem que você quer pesquisar.
Usando o Google Lens no PC
Caso prefira, é possível usar o Lens no PC diretamente pelos navegadores. Embora esse recurso funcione bem em praticamente qualquer um deles, a integração com o Google Chrome é muito melhor.
Pesquisando no Lens usando uma imagem no computador
- Após acessar o buscador de imagens do Google, você deve clicar no ícone do Google Lens para abrir a opção de usar imagens do seu PC;
- Além de poder escolher uma imagem do PC, clicando em “faça upload de um arquivo” ou arrastando uma imagem do seu explorador de arquivos para lá, também é possível colar o link de uma imagem online;
- Assim como na versão mobile, você tem as opções de pesquisar a imagem, extrair texto e até encontrar a fonte.
No lado direito é possível ver as correspondências da busca, imagens que o Google considera semelhantes à pesquisada.
Pesquisando no Lens usando uma imagem da internet
Assim como na versão para celular, você pode usar o Lens com imagens que você pesquisou ou que encontrou em páginas da web.
Para fazer isso, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolher a opção “Pesquisar imagem com Google Lens”.
O resultado vai aparecer na barra lateral do Google Chrome e com todas as opções já mencionadas.
Por funcionar diretamente no browser, todos esses recursos no Google Chrome funcionam também nos navegadores para smartphones.
Fazendo pesquisa por imagem usando outros serviços
O Google Lens é uma ótima ferramenta para fazer pesquisa reversa, mas não é a única. Além do Google, outras empresas já trabalham em soluções parecidas.
Um bom exemplo é o Reverse Image Search, que permite que o usuário use imagens do seu dispositivo, links e até imagens no Google Drive e no DropBox para fazer a pesquisa.
O seu grande diferencial é que ele faz a busca em até quatro motores — Google, Bing, Yandex e Baidu —, dando a possibilidade de você ter resultados bem mais precisos.
Vale notar que o site redireciona o usuário para os buscadores de imagens correspondentes na hora de mostrar o resultado.
Quais são as diferenças entre uma pesquisa por imagem e por texto?
Uma busca por texto tenta encontrar as palavras especificadas em páginas de web enquanto a pesquisa por imagem procura imagens semelhantes na internet. Em alguns casos, a busca por imagem consegue trazer informações extras sobre o objeto pesquisado, como nome, preço, local onde se encontra, etc.
Existe alguma preocupação com privacidade ao fazer pesquisas por imagem?
Sim, é preciso tomar cuidado para não expor informações pessoais quando estiver fazendo buscas por imagens e garantir que as imagens que você pesquisa não violam a sua privacidade e a de outras pessoas.
Fontes: Google, Reverse Image Search, wikiHow 1, 2
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui