Interação com os usuários é a melhor forma de criar um público fiel nas redes sociais e uma boa maneira para fazer isso é oferecendo brindes ou produtos como prêmio. Neste artigo você vai aprender como realizar um sorteio no Instagram de uma forma bem simples. Além disso, você vai conhecer algumas das ferramentas mais populares e um pouco sobre o que é necessário fazer para que seu sorteio seja realizado dentro da Lei.
Para que serve um sorteio no Instagram?
Como já foi mencionado, os sorteios no Instagram são a forma perfeita para aproximar os criadores de conteúdo do seu público e é benéfico para todas as partes envolvidas.
Ele não só aumenta a interação entre a página que está realizando o sorteio e seus seguidores, como também consegue aumentar o alcance do perfil, enquanto melhora a imagem da marca, passando a ideia de generosidade e preocupação com o público, que está sendo “presenteado”.
Esta é uma ótima maneira de fidelizar clientes interessados em seus produtos, por exemplo. E mesmo que você não tenha um produto para vender, é possível fazer parcerias com marcas de interesse do seu público.
Cuidados legais ao criar um sorteio no Instagram
Pode parecer estranho para você, mas os sorteios no Instagram e outras plataformas online são regulamentados. Isso quer dizer que antes de realizar um você vai precisar de uma permissão especial do SCPC (Sistema de Controle de Promoção Comercial).
“O SCPC permite aos usuários o cadastro, via internet, do pedido de autorização para a realização de promoção comercial, quando efetuada mediante sorteio, vale-brinde, concurso ou modalidade assemelhada, bem como a emissão online do certificado de autorização”, diz o texto em sua página inicial.
Felizmente, os passos envolvidos para solicitar a autorização são bem simples, embora o processo de análise posa demorar até 3 meses para ser concluído. Você só precisa pagar a taxa GRU (Guia de Recolhimento da União) no site do Tesouro Nacional e fazer a solicitação no SCPC.
Para ver mais informações sobre a Taxa de fiscalização de promoções comerciais, você pode ir até esse site. Mas já vá sabendo que ela pode ir de apenas R$ 27,00 (para sorteios com premiação no valor de até R$ 1.000,00) até R$ 66.667,00 (se a premiação for acima de R$ 1.667.000,01).
Organizando seu sorteio do Instagram
Agora que você está seguindo as leis à risca, é chegada a hora de pôr no papel todo o necessário para que o sorteio aconteça. Confira essas dicas!
1. Objetivos
O primeiro passo é definir claramente o que você pretende alcançar — mais seguidores, aumentar o tráfego, engajamento, vender ou divulgar um produto, etc. —. Uma vez que isso tenha sido decidido, agora você só tem que escolher a premiação, de preferência algo que interesse o seu público, e o número de vencedores.
2. Defina as regras
É aqui que você diz o que os participantes terão que fazer para ganhar o(s) prêmio(s) e o que é e o que não é permitido. Você pode ir à loucura, desde que o prêmio valha a pena. Pedir compartilhamentos, uso de hashtags, marcação de amigos (que têm que virar seguidores para concorrer), etc.
Você só não pode esquecer que tudo tem que estar relacionado com o seu perfil, público e produtos. Mas você pode usar hashtags como “#sorteio” para tentar aumentar o seu alcance, já que esse é um termo bastante procurado. E se for algo mais localizado, como um sorteio envolvendo uma loja física, vale a pena colocar algo como “#<NOME DA CIDADE>sorteio”, para tentar atrair o público local.
Nesse momento é bom também escolher a ferramenta que você vai utilizar no sorteio. Veja mais sobre isso abaixo!
3. Trabalhe na divulgação
Agora é hora de divulgar o seu sorteio do Instagram. Defina o dia de início e o dia de término e comece a preparar o material (posts, logos, imagens, etc.).
É uma boa ideia criar um material extra para ser publicado antes de os usuários poderem participar, assim você cria uma situação na qual muita gente já vai estar esperando por ele.
Isso vai fazer com que suas postagens tenham muitos acessos e compartilhamentos logo no início, para que a plataforma considere ele como um conteúdo relevante, impulsionando ainda mais com seu algorítimo.
Durante o período do sorteio, você ainda pode utilizar stories, reels, e até outras redes sociais para atrair o público.
4. Divulgando os resultados
Tão importante quanto fazer o sorteio é mostrar para as pessoas que não rolou nada estranho por trás dos panos.
Após confirmar quem é o vencedor e se ele seguiu todas as regras, divulgue abertamente o resultado do sorteio, para que todos possam ver. Se possível, disponha o resultado em uma transmissão ao vivo.
Também é uma ótima ideia mostrar o ganhador recebendo a premiação. Caso não seja possível encontrá-lo pessoalmente, você pode pedir que ele grave um vídeo mostrando o momento exato que o presente chegou em suas mãos.
Escolhendo a ferramenta certa para o seu sorteio no Instagram
Existem inúmeros serviços online que vão te permitir realizar um sorteio profissional para o seu perfil. Cada um com ferramentas únicas que podem agradar a você e ao seu público. Então cabe a você escolher a que melhor se adequar às suas necessidades!
Confira as ferramentas mais famosas para sorteios no Instagram:
É bom ter em mente que a maioria dos serviços que fazem sorteios no Instagram são pagos, mas você pode até conseguir usar ele de graça sob certas condições.
Fazendo um fazer sorteio no Instagram com o Sorteio.com (antigo SorteioGram)
Você já deve ter ouvido falar no SorteioGram, ou visto alguém usando ele em algum lugar. O serviço conquistou sua fama por ser uma aplicação de fácil uso, mas vindo com ferramentas avançadas.
Veja como a ferramenta funciona:
- Entre no site e clique em “Sortear no Instagram agora”;
- Use seu usuário do Instagram e e-mail para continuar. Ou use sua conta do Facebook;
- Agora cole o link da postagem da promoção;
- Aqui você vai ter que conectar o seu perfil do Instagram comercial ao Facebook se quiser fazer o sorteio de graça. Caso não se importe, você pode clicar em “Continuar sem conectar”, mas nesse caso você vai ter que pagar uma taxa pelo sorteio ou fazer uma assinatura anual com sorteios ilimitados;
Após concluir essa etapa, a ferramenta vai gerar uma lista com base nos comentários dando um número para cada participante. Você só precisa clicar no botão indicado para que ela faça o sorteio. Também é possível configurar a criação da lista no ícone de “engrenagem”, para determinar as regras.
É importante que você grave o momento em que faz isso para mostrar aos seus seguidores.
Só posso fazer sorteios no Instagram com ferramentas externas?
Não! Você pode fazer sorteios pedindo que as pessoas comentem e depois escolher um comentário aleatório para decidir o ganhador. Também é possível usar stories, DMs e outros recursos da plataforma para fazer isso, você só precisa ser um pouco criativo e ter muita transparência, mas fica muito difícil fazer isso com sorteios maiores.
O que eu ganho fazendo sorteios no Instagram?
Existem vários ganhos para um perfil do Instagram que faz um sorteio, mas os principais são o aumento no alcance, mais engajamento com o público e a divulgação de um determinado produto, serviço ou marca.
E aí, aprendeu tudo sobre como fazer um sorteio incrível no Instagram? Siga essas dicas e faça seu perfil bombar!
Fontes: SCPC, Gov, RafflePress.
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