Como garantir que o fone Beats é original? [Dicas e truques]
Fique atento: aprenda tudo que você precisa saber para identificar um fone Beats falso e não caia em ciladas!
Suspeitando que o fone que você comprou pode não ser uma peça original? Isso é uma história bem comum. Passar dias procurando um produto até comprar um em condições que lhe agrade para no final receber uma réplica. Nesse artigo vamos dar algumas dicas para identificar se seu fone Beats é ou não original!
O que são produtos falsos?
Também conhecidos como réplicas ou imitações, produtos falsos são peças fabricadas para se passar por outras sem a autorização do fabricante original. Geralmente elas se passam por um produto famoso, assim a possibilidade de venda é mais alta.
Seu preço excessivamente baixo, comparado com o produto original, também é uma característica comum das falsificações. Geralmente dá para saber se o produto é uma réplica ou não só pelo valor que você encontra ele.
Por exemplo, réplicas dos smartwatches da Apple são vendidas por cerca de R$200 enquanto um original passa dos R$10 mil. Mas também tem casos em que o objetivo é enganar o consumidor e as falsificações são vendidas apenas um pouco abaixo do valor original, fazendo se passar por “promoções” e atraindo pessoas que já tem vontade de ter o produto.
Outro detalhe marcante das réplicas é a qualidade baixa e falta de recursos. Como esses produtos são construídos para ser bem mais baratos que um original, existe uma diferença enorme entre os dois, tanto na construção quanto no desempenho.
Por que é importante garantir que seu fone Beats seja original?
Obviamente, você vai preferir um fone Beats original a um falso. Ter um produto original é importante para garantir uma ótima experiência sonora, sem contar detalhes como segurança, suporte técnico e garantia. A empresa projeta os seus fones sob os mais altos padrões, envolvendo materiais de primeira e acabamento sofisticado.
Caso você compre um fone Beats falso, exceto pela aparência, você vai perder todas essas qualidades. Eles não são fabricados sob os mesmos padrões de qualidade e usam material inferior, refletindo também no seu acabamento. Raramente você vai encontrar garantia ou suporte técnico em uma réplica. No máximo a loja onde você comprou vai te dar um a três meses.
Como eles não passam por um rigoroso teste de segurança, em alguns casos podem até representar um risco para o usuário. Também vale lembrar que comprando um produto falso você está contribuindo diretamente com a pirataria.
Como garantir que o fone Beats é original?
Desenvolvidos pela Beats Electronics, também conhecida como Beats by Dre, fundada pelo rapper, produtor e empresário Dr. Dre, os fones Beats são um dos acessórios mais desejados do mercado. Eles têm como característica seu design distinto e acabamento sofisticado, além de som de alta qualidade.
E a marca vem investindo pesado em marketing e publicidade para fazer a promoção dos seus produtos, estabelecendo uma forte presença no mercado.
Infelizmente, há muitas falsificações deles sendo vendidas por aí. Feitos para se parecer ao máximo com os originais, às vezes é difícil identificar se um é ou não uma réplica. Mas tem alguns detalhes que podem te dar essa informação imediatamente. Confira!
Construção
Embora o design seja bem similar, o produto original é geralmente feito em um material melhor, o que você pode perceber simplesmente no toque. O produto falso também costuma ser mais leve.
Especificações
Você pode consultar o site da fabricante do produto original e ver se as configurações e especificações do produto lá batem com a da caixa do que você suspeita ser uma réplica. Mas é preciso tomar cuidado porque às vezes até a caixa é completamente clonada!
De olho na embalagem
Falando nela, é possível identificar se um fone Beats é original só pelo estado da caixa. Falsificações usam impressão de baixa qualidade para cortar custos, resultando em imagens e textos borrados. Imagens com baixa resolução também são um bom indicativo.
Além disso, caixas de falsificações costumam omitir informações como o símbolo de marca registrada que fica perto das logos, o “™”, e outras palavras de uso comercial.
O material usado para proteger equipamento também pode diferir, já que produtos premium investem bem mais nesse aspecto. Também é bom conferir o manual e os acessórios que vem nela, comparando-os com os de um produto original.
Qualidade geral do produto
Se puder testar na hora, é possível ver se um fone Beats é falso só pelo som que ele reproduz. Fones falsificados raramente conseguem competir quando se trata de qualidade sonora, apresentando chiados e outros defeitos.
Garantia
Fones Beats originais vêm com garantia e suporte técnico, para você entrar em contato com a empresa caso ocorra algum problema com o seu produto. Os fones falsos geralmente não têm nenhum dos dois.
Mais dicas para não comprar produtos falsos
É claro que existem exceções, mas limitar suas compras a vendedores confiáveis, como a Apple, ou no próprio site da Beats, é uma ótima maneira de garantir a compra de um produto original. Também é bom evitar produtos com preços muito baixos.
O recomendado é que você faça uma pesquisa antes de comprar algum produto, verificando os preços, características e disponibilidade dele. Assim fica mais fácil evitar cair em ciladas.
Qualquer dúvida, entre em contato direto com a fabricante, ou um vendedor, para obter mais informações. Afinal, nada pior do que comprar um produto e não ter os resultados esperados com ele!
Por que comprar um fone Beats?
Os Fones Beats são produtos de alta qualidade conhecidos por ter um som incrível e ser bastante duráveis. Além disso, eles são apoiados por celebridades, então é perfeito para se mostrar pros amigos e nas redes sociais, já que é visto por muitos como um símbolo de status.
O que acontece se eu tiver comprado um fone Beats falso?
Além de contribuir para a pirataria, você vai acabar com um produto de baixa qualidade em suas mãos. É provável que ele apresente defeitos rapidamente e com certeza você não terá os mesmos recursos encontrados em um original. Em raros casos você pode se deparar com problemas legais!
Onde é mais comum encontrar produtos falsos?
Principalmente em lojas e marketplaces online, onde não existe regulamentação, e em lojas menores que trabalham com importação. Lojas grandes também podem vender falsificações, então é bom ficar de olho.
Fontes: wikiHow, Smart Home Review, Wicked Cushions
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Apaixonado por tecnologia e comunicação, sou formado em Letras - Inglês e trabalho como redator de blogs desde 2021. Tenho experiência em criar conteúdo para o público online e em transformar assuntos complexos em textos claros e acessíveis.