Realizar a limpeza de aparelhos pode parecer algo bem simples, contudo, exige alguns cuidados para não danificar os produtos. Uma das maiores dificuldades é limpar a tela dos seus aparelhos sem danificá-las, pois a aplicação de um único produto errado pode por tudo a perder. Então, para te deixar livre de qualquer tipo de problema, vamos te ensinar como limpar a tela do celular da forma correta, para que o seu parceiro do dia a dia não seja danificado.
Por que é importante limpar a tela do celular?
O smartphone é um verdadeiro ímã de sujeira, com vírus e bactérias vivendo constantemente em todo aparelho, com os quais você tem contato sempre que toca no aparelho. Ou seja, higienizar o seu celular pode reduzir esse contato.
Para que você tenha uma noção, o instituto americano National Library of Medicine, realizou uma pesquisa em 2017 no qual identificou uma grande variedade de micróbios potencialmente patogênicos em todos os smartphones.
Em relação à quantidade, uma pesquisa feita ainda em 2002 com um antigo celular de mesa detectou a presença de 25.127 germes por polegada quadrada. Então, consegue imaginar a quantidade nos aparelhos de hoje em dia? Que estão com você em todos os lugares, inclusive no banheiro.
Por isso é importante manter o seu aparelho limpo. Embora a maioria dos vírus que podem transmitir doenças vivam poucas horas sobre esse tipo de superfície, não é bom arriscar. E claro, é sempre positivo manter a higiene pessoal.
Como limpar a tela do celular corretamente
Então, agora que você já sabe a importância de realizar a limpeza do seu aparelho, vamos conferir o passo a passo para fazer a limpeza da tela e de todo aparelho, bem simples e fácil.
- Desligar e desconectar: para começar, desligue o seu celular e retire todos os periféricos conectados no aparelho. Ou seja, nada de fones de ouvidos, carregadores ou baterias externas. Esses precisam ser limpos separadamente;
- Retire estojos os capas: para que a eficácia da limpeza não fique apenas na tela do aparelho, retire qualquer tipo de proteção do aparelho. Mas, essas também precisam ser limpas separadamente;
- Misture água destilada e álcool isopropílico 70%: esse álcool é aquele simples, encontrado em qualquer supermercado. Misture a mesma quantidade de água (mineral se possível) e álcool em um borrifador e balance para misturar. Lembre que não precisa encher o recipiente;
- Borrife a mistura em uma flanela: você vai precisar de uma flanela de microfibra sem fios. Em seguida, borrife a mistura na flanela, mas sem deixar muito molhado. Importante, nunca borrife diretamente na tela do aparelho;
- Comece a limpeza: comece a passar o pano molhado no aparelho, lembre-se de não fazer pressão, basta aplicar de forma suave por todo celular;
- Limpe as partes pequenas e conectores: para limpar os conectores use um Cotonete seco, basta passar de forma suave e nunca inserir a flanela molhada nessas partes, pois pode danificar. Em seguida, pode limpar as “quinas” do aparelho, usando o Cotonete, como os cantos do módulo de câmera ou o encaixe entre a tela e o corpo. Em seguida, basta passar a flanela novamente e pronto;
- Deixe secar: para finalizar, deixe o aparelho secar sem capa em uma superfície limpa por uns 10 minutos. De preferência em um ambiente sem umidade e bem arejado. Pronto, o seu aparelho está limpo.
Limpando a capinha do celular
Você pode limpar não apenas a capa do celular, mas também fones de ouvidos e carregador seguindo as mesmas instruções. Basta usar a flanela e a mistura de água e álcool para higienizá-los e deixar secar da mesma forma que o aparelho. Assim, todo seu aparelho estará livre de vírus e bactérias.
Como manter o aparelho limpo
Existem algumas coisas básicas a se fazer para que o seu celular fique limpo por mais tempo e contraía uma quantidade menor de germes e bactérias. Por exemplo:
- Limpe o celular toda vez que tiver contato com algo que possa manchar, como maquiagem, tinta, alimentos pegajosos e outros;
- Lave as mãos com uma maior frequência. Afinal, elas estão em contato com o aparelho o dia inteiro;
- Evite o uso do aparelho em excesso enquanto estiver no banheiro. Ou se possível, evite isso quando não for realmente preciso.
- Considere comprar um capinha antibacteriana.
Pode limpar a tela do celular com detergente?
Não. Evite o uso de detergentes, limpa-vidros, vinagre, acetona ou removedores. Pois, podem deixar resíduos e manchas permanentes na tela do seu smartphone.
Pode limpar a tela do celular com papel higiênico?
Sim. Se o aparelho molhou ou você está querendo adiantar o processo de secagem. Mas, ele deve ser macio e estar livre de qualquer produto.
Com informação: WikiHow, The Spruce, Forbes.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui