Como localizar celular pelo Google?
Quer se prevenir contra roubos ou furtos? Hoje, a Bit Magazine te mostra como localizar o celular pelo Google! Para isso, trouxemos um passo a passo bem simples; confira!
É possível localizar o celular pelo Google?
Sim, é possível localizar o celular pelo Google usando a função ‘Encontre Meu Dispositivo‘, acessível tanto pelo navegador quanto pelo aplicativo.
A princípio, esse rastreador permite ver onde o aparelho está através do Google Maps e oferece opções como bloquear o dispositivo, remover dados ou fazer com que ele toque por cinco minutos para ajudar a encontrá-lo.
Contudo, vale ressaltar que o app fornece informações de localização de smartphones e outros dispositivos Android, como tablets e smartwatches.
Como localizar o celular pelo Google?
Para localizar o celular pelo Google, é necessário acessar sua conta pessoal. Em seguida, basta seguir o passo a passo específico para cada plataforma!
Abaixo, a gente te mostra como proceder em ambas plataformas.
Pela internet
Em primeiro lugar, o rastreamento do celular pela web é recomendado para quem não possui outro celular com a conta Google logada.
- Comece acessando a sua conta Google (myaccount.google.com);
- Em seguida, clique na aba “Segurança”, na barra lateral esquerda;
- Agora, selecione a opção “Encontrar um dispositivo perdido”;
- Então, escolha o celular desejado.
Pelo aplicativo
De mesmo modo, o aplicativo ‘Encontre Meu Dispositivo’ pode ser uma solução se você tiver outro celular ou tablet para rastrear o aparelho perdido. Veja abaixo como localizar o celular pelo app Google:
- Primeiramente, baixe o app ‘Encontre Meu Dispositivo’ (disponível para Android e iOS);
- Feito isso, faça login usando a conta vinculada ao seu celular;
- Agora, toque no celular desejado.
Além disso, o aplicativo também permite tocar um som ou bloquear o aparelho de forma remota. Ele também conta com um recurso de rotas para que você possa se deslocar até a posição indicada.
Como emitir som para localizar o aparelho?
Como dito, se o celular estiver por perto, é possível emitir um som por cinco minutos para localizar o aparelho. O alerta sonoro será tocado mesmo que o dispositivo esteja no modo silencioso. Saiba como acionar o aviso:
- Acesse o mapa do Encontre Meu Dispositivo em google.com/android/find;
- Clique em “Reproduzir Som”.
Assim, basta procurar pelo seu celular. Ao encontrar o telefone, o som pode ser desabilitado de duas formas:
- Pelo aparelho: Com o celular em mãos, pressione o botão liga/desliga;
- Pelo ‘Encontre Meu Dispositivo‘: Clique no botão ‘Parar de tocar‘.
Como bloquear um celular pelo Encontre Meu Dispositivo?
Similarmente, se você localizar o celular pelo Google, e desejar efetuar o bloqueio pelo app, saiba que vai impedir que outras pessoas utilizem seu celular perdido.
Nesse caso, a função pode ser acionada remotamente e também desloga o smartphone da conta Google para evitar acessos indesejados. Veja só:
- Primeiramente, acesse o ‘Encontre Meu Dispositivo’ (google.com/android/find);
- Em seguida, clique em ‘Proteger dispositivo‘.
- Se quiser, escreva uma mensagem de recuperação e/ou um número de telefone no bloqueio de tela, para que qualquer pessoa possa entrar em contato;
- Por último, selecione ‘Proteger dispositivo’ para concluir o bloqueio.
O que acontece quando o celular é bloqueado?
Ao usar a função ‘Proteger Dispositivo’, o acesso aos dados fica bloqueado imediatamente, caso o celular esteja conectado à internet.
Nesse contexto, é possível desbloquear o celular após esse procedimento, mas será necessário digitar o código de acesso ou a combinação na tela de bloqueio quando tiver o dispositivo em mãos.
A biometria, como o leitor de impressões digitais, permanecerá desativada após a habilitação da trava de segurança.
Como mencionado, você pode colocar informações de contato na tela de bloqueio de um celular roubado ou perdido.
Assim, quem encontrar o dispositivo terá a opção de procurar o proprietário para devolver o aparelho. Após a recuperação, será necessário fazer login na conta do Google novamente.
Vale ressaltar que ainda será possível localizar o dispositivo móvel remotamente após o bloqueio. Viu só que legal e prática essa função Google?
Agora, já aproveita e compartilha esse artigo repleto de dicas com seus amigos. Por fim, não deixe de conferir outros conteúdos aqui no portal!
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Formada em Administração de Empresas e estudante de Jornalismo. Apaixonada por tecnologia, moda, beleza e cultura pop, há 2 anos fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.