Quer transformar seu passatempo em uma renda e mudar completamente o rumo da sua vida? Ser um criador de conteúdo nas redes sociais e viver disso é o sonho de muita gente e pode ser mais fácil de conquistar do que você imagina. Neste artigo você vai aprender como fazer para monetizar o seu TikTok e transformar seus vídeos em dinheiro!
Entenda o que é monetização
De uma forma bem simplificada, monetizar na internet é o ato de transformar o conteúdo que você publica online em dinheiro. E isso pode ser feito de diversas formas!
Você pode utilizar sua influência para vender produtos e serviços, promover marcas, usar anúncios e várias outras coisas.
Algumas plataformas trazem soluções específicas de monetização, como pagar pela quantidade de visualizações que suas postagens recebem e criar um sistema de membros, onde as pessoas te pagam para ter acesso a conteúdo exclusivo.
Como monetizar no TikTok
Assim como outras redes sociais, o TikTok disponibiliza para seus parceiros diversas ferramentas para ganhar dinheiro com seus perfis. Uma boa parte delas faz parte do TikTok Creator Next, um programa desenvolvido pelo TikTok para ajudar criadores enquanto crescem as suas comunidades.
Confira elas abaixo:
- Marketplace de Criadores do TikTok: o espaço que criadores de conteúdo e marcas podem usar para fazer colaborações. Além de poder participar de campanhas enormes, os criadores ainda têm a chance de receber treinamento sobre como criar seus vídeos e acesso a ferramentas de marketing importantes;
- TikTok Creator Fund: um fundo organizado pela própria rede social para recompensar criadores pelo seu conteúdo, diferente do Marketplace, onde o dinheiro vem das marca e por meio de parcerias;
- Vídeo e LIVE Gifts: um recurso que pode ser habilitado na conta para que os seguidores possam enviar “presentes” para você. Essas moedas podem ser trocadas na própria plataforma por dinheiro real;
- Gorjetas: outra maneira de monetizar é permitir que as pessoas te enviem dinheiro diretamente. Também conhecida como “Recompensas”.
Como acessar as ferramentas
Você pode pensar no Creator Next como o portão de entrada para monetização no TikTok, mas existem requisitos para usar seus serviços.
É preciso ter pelo menos 18 anos, 10 mil seguidores ou mais, um mínimo de 1000 mil visualizações nos últimos 28 dias, seguir as melhores práticas e diretrizes da comunidade e postar conteúdo original em seu perfil.
As ferramentas podem ser encontradas no próprio aplicativo:
- Vá para o seu perfil clicando no ícone no canto inferior direito;
- Abra o menu clicando no ícone com três traços, no canto superior direito;
- Toque em “Ferramentas do criador”.
Além das ferramentas de monetização, nesse menu você tem acesso ao “Análises”, para visualizar como andam as postagens do seu perfil, e ao “Portal do criador”, que traz dicas sobre criação de conteúdo.
É importante mencionar que os critérios para elegibilidade podem variar a depender do serviço.
TikTok for Business
Caso você seja um anunciante, você pode acessar o TikTok for Business, uma plataforma voltada para quem quer criar e gerenciar anúncios no TikTok. É possível até criar campanhas inteiras com a ferramenta, direcionando-as para o seu público alvo;
Além de ter uma conta bastante movimentada, pessoas que querem realizar qualquer tipo de monetização ou criar anúncios devem prestar o máximo de atenção às Políticas de monetização e publicidade no TikTok.
Criando a base para a monetizar o TikTok
Correr para monetizar seu TikTok não adianta de nada se você não tiver um conteúdo que prenda a atenção dos seguidores e faça com que eles tenham vontade de comprar.
Naturalmente, isso vem da base. É importante decidir antes mesmo de criar a sua conta qual o seu nicho, público alvo e que tipo de conteúdo se conecta mais ao seu propósito.
Por exemplo, pessoas que vão usar link afiliado podem optar por criar um perfil de reviews de produtos, um formato bem interessante e que com certeza vai atrair muita gente interessada em comprar. Já quem procura parcerias com marcas pode preferir criar conteúdo sobre assuntos que atraiam empresas, como beleza e saúde.
Além disso, o conteúdo criado tem que ser de qualidade profissional, para fazer com que as pessoas voltem para ver os seus vídeos novamente. Isso não quer dizer que você vai ter que gastar dinheiro com equipamento nem programas de edição, mas sim aprender a criar um conteúdo de qualidade que vende. Nesse sentido, você pode procurar as tendências usadas por perfis similares ao seu.
Também é importante interagir bastante com os seguidores. Você pode fazer vídeos pedidos sob pedido dos fãs, trocar ideias com eles nos comentários e fazer lives. Criar sorteios também chama bastante atenção.
Indo além das ferramentas de monetização do TikTok
Cumprir com todos os requerimentos para ser elegível para as ferramentas de monetização do TikTok pode demorar um pouco, mas isso não quer dizer que você tem que esperar até lá para começar a ganhar dinheiro na plataforma.
Você pode adotar outras estratégias logo no início e monetizar o seu perfil. Considere oferecer produtos e serviços diretamente para o consumidor, fazer parcerias com marcas locais diretamente.
Links de afiliados em seus vídeos também podem gerar uma renda extra, mesmo se seu público ainda não for tão grande. O melhor dessas opções é que você pode continuar usando elas mesmo depois que seu canal crescer.
Também é bom lembrar que uma conta pode fazer lives quando alcança mil seguidores, já estando aptas a receber doações e moedas.
Indo além da plataforma, se você confia na sua capacidade, pode trabalhar cuidando de contas de outras pessoas e até mesmo como consultor, individualmente ou montando uma agência.
Preciso de muitos seguidores para monetizar o TikTok?
Não! Você pode começar a fazer lives a partir dos 1 mil seguidores e buscar monetização fora da plataforma, como parcerias, antes mesmo disso. Obviamente, quanto mais seguidores e engajamento você tiver, melhor.
Fontes: TikTok 1, 2, 3, Oberlo, Metricool, Shopify
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