Você sabia que através do corretor ortográfico do seu navegador, o Google e Microsoft estão roubando a sua senha? Exatamente, e embora não tenha muito para onde correr, há algumas coisinhas que você pode fazer. Afinal, o perigo não está na interceptação desses dados, mas sim com o que acontece com eles quando chegam aos bancos dessas empresas.
Sua senha é um segredo? Não para o Google e Microsoft
É muito tentador não utilizar os serviços de cookies, e deixar dados de login salvos para facilitar a vida na hora de acessar sites ou serviços online. E embora esta já seja uma ótima maneira das empresas terem os seus dados, elas não estão satisfeitas.
Por este motivo, talvez, os navegadores Google Chrome e Microsoft Edge, enviam dados de formulário para suas respectivas empresas-mães. Em alguns casos podem incluir até suas senhas, mas normalmente são informações de identificação pessoal (PII) em sua maioria, que estão sendo encaminhados sem sua permissão, pois, certamente eles já têm!
O que acontece é que existem dois corretores ortográficos basicamente, assim, há um simples (que não grava dados), porém, um recurso chamado Enhanced Spellcheck do Chrome, assim como o Microsoft Editor, são corretores avançados. Ambos podem estar colocando a sua privacidade em risco.
Existe alguma solução para não dar os dados de bandeja?
Na verdade, sim, e mostraremos a seguir. Por outro lado, correr disso é uma verdadeira ilusão. Afinal, diariamente você deve entrar em contato com no mínimo um dos produtos oferecidos por estas empresas.
Além disso, independente se o site que você acessa é do Google ou Microsoft, a partir do momento em que você usa o Chrome, por exemplo, os seus dados já podem estar comprometidos.
Assim, para realmente se manter seguro do Google, é melhor sair da internet e cancelar seu plano. Afinal, como destacou o Bleeping computer, “basicamente qualquer coisa inserida nos campos de formulário desses navegadores foi para o Google e a Microsoft” quando os recursos que citamos anteriormente estavam ativos no Chrome e Edge.
Para ao menos desativar este recurso, e eliminar um meio pelo qual estas empresas acessam as suas informações pessoais, é simples. No Chrome você vai copiar e colar este link: chrome://settings/?search=Enhanced+Spell+Check. Acessando ele, basta desativar a opção “enhanced spell check”.
Já no Edge, é necessário instalar esse editor que complementa o navegador para dar-lhes o mesmo acesso que o Chrome tem. Então, se você tem ele instalado aí, já sabe por onde começar, se quiser manter a segurança no seu computador.
Por fim, é importante destacar que o perigo não é o Google e a Microsoft terem seus dados interceptados. Afinal, eles são encaminhados através de um HTTPS, que por si só é um pouco mais seguro. O verdadeiro risco está no destino, e o que pode acontecer com os dados que as duas empresas armazenam.
Fonte: Bleeping Computer
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui