Quem não quer manter seu PC, seus dados e sua intimidade digitais protegidas? Acho que todo mundo tem esse objetivo atualmente. Claro que existem as invasões hackers para tomar o que é seu, mas existe outro problema que também pode ser incômodo ou trazer dores de cabeça, a espionagem. É preciso saber identificar a ameaça, então vamos responder à pergunta: como saber se meu PC está sendo monitorado?
O que acontece quando o PC está sendo monitorado?
Algumas situações estranhas podem ser mais facilmente percebidas em um PC que está sendo monitorado, outras precisam de um cuidado e atenção maiores para ficarem visíveis. Vamos tentar traduzir isso tudo da forma mais simples possível para você ficar atento.
A primeira coisa que pode acontecer é perceber movimentos estranhos no seu mouse, deslocamento de atalhos, pastas ou até acionamento de webcam (muitas vezes o monitoramento é seguido de controle sobre o PC, mas não é obrigatório). Outro fator que é simples de visualizar são as constantes lentidões e travamentos em processos do computador que antes fluíam tranquilamente.
Após verificar se o armazenamento está vazio o suficiente e a memória RAM não sendo exigida tanto por você, um grande sinal para saber se o seu PC está sendo monitorado é na velocidade dos processos.
Por quais métodos o meu PC pode ser monitorado?
Alguns métodos são mais conhecidos para monitorar e até controlar computadores, vamos falar de três em específico que podem estar acontecendo com você. Entenda um pouco mais sobre o que pode estar afetando o seu computador.
Keyloggers
Os keyloggers são programas utilizados por usuários mal-intencionados que querem descobrir logins e senhas da vítima (basicamente ele monitora tudo que é inserido de dados através do teclado). Por esse motivo também é utilizado visando salvar o histórico de digitação do computador.
Em alguns modelos desse tipo de software, pode existir o envio automático de prints da tela em determinados períodos programados previamente. Quem recebe as imagens é o e-mail de quem instalou o programa.
Spyware
Se levarmos a tradução literal, seria algo como ferramenta de espionagem. É isso que o spyware faz, ele monitora todas as suas atividades do computador. Por esse motivo, é uma das ferramentas mais completas para esse fim.
Quando surgiu, a ideia por trás não era prejudicar diretamente o usuário, mas sim auxiliar o mercado de vendas online. Seu objetivo principal era monitorar páginas visitadas, hábitos de navegação e outros comportamentos de compra para fins comerciais. Essas informações eram direcionadas aos autores do software. Com toda essa informação, os desenvolvedores ou empresas de vendas poderiam atingir seu público com mais eficácia.
Como tudo evolui, a ferramenta que antes parecia não tão perigosa, chegou aos patamares criminosos. Portanto, um spyware pode estar monitorando as suas atividades, e, inclusive, interceptando informações pessoais e sigilosas.
Ferramentas de acesso remoto
Ferramentas que foram criadas para manutenção de problemas nos computadores à distância. Apesar de solicitarem ao usuário sua permissão, manter uma “porta” de entrada aberta por engano ou uma possibilidade de invasão, também tornam essa ferramenta benéfica como um potencial de monitoramento do computador.
Como saber se meu PC está sendo monitorado?
Movimentos estranhos no mouse
Esse é muito mais comum se tiver alguém conectado a sua máquina por um spyware, vírus, uma ferramenta de acesso remoto. Ambos permitem a possibilidade de controlar o computador, mas tendem a não fazê-lo para se manter oculto. Porém, um forte indicativo de que seu computador está sendo monitorado é perceber esses movimentos estranhos com o mouse.
Lentidão nos processos normais do PC
Um dos pontos mais importantes que deve-se ficar de olho é caso perceba que está tendo dificuldades em executar atividades normais no seu computador. Quando isso acontece, existe uma lentidão excessiva, e isso pode significar que seu computador esteja sendo monitorado. Isso porque essas atividades acabam exigindo mais de sua memória RAM, que afeta diretamente o processamento.
Verificar se existe IP estranho conectado ao seu PC
Uma das maneiras simples, mas nem tanto, é verificar se existem outros computadores conectados ao seu. Por que não é tão simples? Pois nós mesmos podemos dar permissões em aplicativos atuais para esse fim, pretendendo uma manutenção a distância, por exemplo.
Então, não basta olhar, mas sim saber o que procurar e onde. O método de ver é simples: basta ir no executar do Windows, digitar “cmd”, no prompt que se abrirá digite “ipconfig” e pressione enter. Agora, procure pelo seu endereço IPv4 e o anote o número. Em seguida, digite “netstat -an”, na lista que seguir, veja o seu endereço de IPv4 e verifique se tem algo conectado a ele, caso positivo, ele está sendo monitorado.
Fazer varredura contra Spywares
O último e mais importante é utilizar bons antivírus e softwares para fazer varreduras constantes contra spywares e outras ameaças como keyloggers. Se você está de fato com a dúvida sobre o monitoramento do seu computador, faça essas varreduras para tirar a dúvida.
Como saber se meu pc está sendo monitorado pela empresa?
Tá com a pulga atrás da orelha para saber se o pc está sendo monitorado pela empresa onde trabalha? Fique tranquilo, pois há formas de descobrir isso!
Programas instalados
Primeiramente, verifique a lista de programas instalados no seu computador. Procure por softwares de monitoramento conhecidos, como keyloggers, softwares de controle remoto ou outros programas de monitoramento.
Atividade de rede
Similarmente, use ferramentas como o “Gerenciador de Tarefas” no Windows ou o “Monitor de Atividade” no macOS para observar a atividade de rede. Verifique se há conexões ou tráfego de rede suspeito.
Processos em execução
De mesmo modo, no “Gerenciador de Tarefas” do Windows ou no “Monitor de Atividade” do macOS, observe os processos em execução. Então, para saber se o pc está sendo monitorado, procure por nomes de processos que você não reconheça e pesquise sobre eles.
Curtiu nossas dicas? Então, aproveita e já compartilha esse artigo com um amigo!
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui