Meu WhatsApp foi clonado? O que devo fazer?
Se você está com medo de ter o Whatsapp clonado e não sabe quais os sinais, vamos te mostrar como identificar e recuperar a sua conta.
É no WhatsApp que temos nossas melhores conversas. Além disso, compartilhamos documentos e dados de compras. Por isso, é importante saber identificar se você está com o mensageiro clonado.
Leia também: É possível colocar senha no WhatsApp? Ensinamos o passo a passo
Segurança de dados é algo sério. Por isso, o WhatsApp informa ao ser instalado que você terá autenticação do número do celular.
No Bit Ensina, você vai entender como funciona a segurança do mensageiro e como usar essa estratégia ao seu favor.
Como identificar WhatsApp clonado?
Quem nunca passou pelo susto de ter alguma conta importante clonada?! Têm muitas pessoas mal-intencionadas que tentam usar os dados de outra pessoa para comprar e aplicar golpes. Hoje, você vai entender como identificar um WhatsApp clonado.
Veja alguns dos motivos pelo qual é importante estar em alerta caso aconteça, pois esses sinais enfatizam o risco da “conta clonada”:
- O acesso a sua conta do WhatsApp fica travando: Nesse caso, você deve ligar o alerta de que há algo de errado acontecendo e que pode ser “Clonagem”;
- Mensagem que você não enviou: Se alguém tentar clonar o seu WhatsApp e conseguir, essa pessoa será desmascarada rapidamente. Saiba que aparecerá mensagens no seu telefone que você não enviou, então, fique atento ao acontecimento;
- Mensagem recebida sem notificação: No caso da conta clonada, poderá acontecer recebimento de mensagens, mas no seu telefone ela não será notificada.
Atenção: Não se engane! Se você silenciar mensagens de um grupo ou pessoa, ainda assim, receberá a notificação no recebimento da mensagem silenciada. Fique em alerta, caso haja a falta da notificações.
Quais medidas o WhatsApp toma para a minha segurança?
O WhatsApp sabe que os seus usuários precisam se sentir seguros usando a conta. Por isso, existem várias medidas de segurança que o aplicativo oferece.
- Criptografia de ponta a ponta;
- Confirmação em duas etapas;
- Privacidade.
Com a criptografia de ponta a ponta, você saberá que todas as mensagens enviadas e recebidas só poderão ser vistas pelo seu telefone – dessa forma, aumentando a segurança dos seus dados e informações (afinal, só poderá ter acesso a conversa o usuário e a pessoa escolhida).
Na confirmação em duas etapas, o WhatsApp irá solicitar um PIN de seis dígitos. Assim, para registrar o seu número no app de outro telefone, será cobrado o PIN. Além disso, um e-mail será enviado para você para que haja a confirmação do acesso.
Na opção de privacidade, o usuário poderá configurar a sua privacidade como preferir. Você pode fazer ajustes como:
- Visto por último;
- Localização em tempo real;
- Foto do perfil;
- Confirmação de leitura;
- Bloqueio por impressão digital;
- Recado;
- Grupos;
- Bloqueados.
A privacidade e a segurança das suas mensagens pessoais são muito importantes para nós. Por isso, implementamos a proteção com a criptografia de ponta a ponta em nosso aplicativo”, diz a diretriz da plataforma.
O que fazer para manter minha conta do Whatsapp segura?
Como usuário assíduo do WhatsApp, conheça algumas medidas que só você pode realizar para manter a sua conta segura.
- Ao concluir uma transação comercial de dados bancários, exclua a conversa;
- Se você utiliza o WhatsApp Web, então, saia da conta do computador assim que finalizar o acesso. Além disso, vá na opção do WhatsApp que informa as contas conectadas e clique em “Desconectar”;
- Bloqueie Spans, ou seja, mensagens promocionais de lojas que eventualmente poderão chegar na sua conta;
- Não deixe o WhatsApp aberto ao deixar o celular em algum local público para “Ir ali e voltar rapidinho”.
Algumas medidas de segurança devem ser realizadas por nós. É importante ficarmos atentos. No mundo em que vivemos existem muitas pessoas mal intencionadas. O velho ditado do “tirar proveito de pessoas inocentes” acontece com frequência.
Passo a passo para resgatar Whatsapp clonado
Está com o Whatsapp clonado e não sabe o que fazer?! Calma, esse problema pode ser resolvido rapidamente e vamos te mostrar através de um passo a passo como fazer.
- Ao receber a mensagem que não foi possível verificar o telefone, pois, o mesmo está registrado em outro aparelho, você deve clicar na opção “Confirmar”;
- Em seguida, realize a autenticação do seu número, ou seja, ao chegar um SMS com um código para que a conta seja confirmada, preencha o campo de verificação com o mesmo.
Pronto! Agora a conta que foi possivelmente aberta em outro celular, tornando assim a “Clonagem”, será encerrada quando ocorrer a autenticação no seu telefone.
O golpista não terá mais acesso as suas mensagens, para aumentar a segurança indicamos que você realize a confirmação em duas etapas o WhatsApp. Dessa forma, você poderá usufruir da sua conta sem medo.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Redatora desde 2019, atuando como copywriter no mercado. Participou de diversos projetos da Gridmidia, sempre reunindo e instruindo com informações úteis em diversos tópicos. Integra a equipe do Bit Magazine como redatora especializada em informações e tutoriais para internet, tirando dúvidas do dia a dia sobre produtos, serviços e novas tecnologias na web.