Ícone do site BIT magazine

Como saber se o Xiaomi é original em 3 passos

Todo mundo espera confirmar se o seu investimento foi válido ou não ao comprar um celular, porém, hoje, não vamos falar de expectativas sobre desempenho. A marca chinesa Xiaomi está muito grande no mercado e crescendo cada vez mais, com isso, é justa a dúvida sobre a originalidade do produto. Para te ajudar, vamos mostrar formas para descobrir se não foi enganado por espertinhos. Como saber se o Xiaomi é original em 3 passos.

Xiaomi Mi Box S 4K Android (Imagem: XiaomiDivulgação)

Qual a vantagem de ter um Xiaomi original?

A vantagem de ter um Xiaomi original, a princípio, é a mesma de qualquer produto original. A garantia de qualidade oferecida pela marca de um produto, a possibilidade de troca ou manutenção quando algo apresentar defeito e os canais diretos de comunicação com o fornecedor são os maiores destaques.

Quando falamos da marca chinesa Xiaomi, isso se torna muito importante, uma vez que ela ficou mundialmente conhecida por oferecer produtos de qualidade superior por preços muito mais acessíveis que os seus concorrentes diretos na mesma linha de produtos.

Os aparelhos topo de linha da Xiaomi, por exemplo, tem características muito próximas dos últimos lançamentos da Samsung e da Apple em questão de hardware. O grande diferencial da marca é que os valores cobrados são bem mais em conta que os concorrentes, mas para isso ser verdade é necessário que o aparelho seja verdadeiro.

Como saber se o Xiaomi é original em 3 passos

Antes da compra

1. Preço

Essa dica não se restringe apenas aos aparelhos Xiaomi, mas qualquer compra em geral. Considere sempre antes de fazer qualquer compra de aparelho o preço anunciado pelo vendedor. “Quando a esmola é demais, o santo desconfia”, portanto, se ele for muito barato, desconfie mesmo.

Mesmo ficando claro que os celulares da Xiaomi possuem uma ótima relação custo-benefício, preços muito baixos podem indicar dispositivos falsos, fazendo o usuário de bobo. Uma boa dica para evitar esse tipo de problema é trabalhar com uma fórmula simples de cálculo.

Confira a média do valor de venda do aparelho em diversas lojas e vendedores, em seguida, não considere como verdadeiro qualquer aparelho que seja vendido com o valor abaixo de 40% dessa média. A partir dessa métrica a chance de falsificação é muito grande, pois o lucro do vendedor no caso de um produto original seria quase zero ou inexistente.

Após a compra

Após a compra existem basicamente 2 métodos principais para você rapidamente identificar se o aparelho Xiaomi comprado é original ou não. Outras verificações também são viáveis, mas exigem um conhecimento um pouco mais aprofundado, portanto vamos apresentar os mais simples. O máximo que você precisa é do código na caixa do produto e acesso à internet.

2. Código de segurança

Um método simples e fácil, mas caso o produto não venha com o código de segurança na caixa, isso não garante que seja mesmo falsificado. Caso não possua, teste o método seguinte do IMEI. Caso a caixa já tenha esse código de segurança de 20 dígitos (deve ser raspado para acessar), tudo ficará mais simples e fácil.

Com o código em mãos, basta acessar o site oficial da Xiaomi nesta página específica para autenticação de produtos da marca e inserir o código, caso dê positivo tudo está confirmado como original. É muito comum o método para outros produtos Xiaomi além dos smartphones, mas não impede o mesmo de ser feito também.

Site para autenticação de produto Xiaomi (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

3. IMEI do aparelho (Anatel/site Xiaomi)

Muito mais voltado para os smartphones, esse método de verificação está apto a ser feito tanto diretamente no site da Anatel como no próprio site da Xiaomi (na mesma página de verificação do código de segurança), bastando trocar a aba superior com um simples clique.

Na própria caixa do aparelho, é possível verificar qual é o IMEI do celular e fazer uma pesquisa no site da Anatel. Porém, caso esteja rasgado ou danificado, dá para acessar o número através das configurações do aparelho ao discar *#06# e “fazer uma ligação”.

Já com IMEI em mãos, utilize o site da Anatel para consultar a situação do smartphone. Se estiver tudo certo, você verá uma mensagem de que não existe restrição de uso sobre o aparelho indicado.

O mesmo também pode ser feito no site da Xiaomi, no mesmo endereço que citamos no método do código de autenticação de produto, basta trocar a aba entre as duas existentes e inserir o código IMEI. Esses são os métodos mais simples de como saber se o Xiaomi é original.

 

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile