Está com a internet lenta e não sabe o motivo? É importante analisar a conexão do roteador, pois essa é uma forma que te mostrará como saber se tem alguém usando o seu Wi-Fi. Hoje o Bit Ensina vai te mostrar como ficar protegido contra os espertalhões.
Como saber se tem alguém usando o seu Wi-Fi
Ao utilizar os softwares de análise, você saberá se há algum intruso usando a sua internet. É super importante ficar atento aos invasores, pois todos que usam o seu sinal de Wi-Fi estão sob a sua responsabilidade. Se eles cometerem crimes usando a sua rede, você pode estar em maus lençóis.
Existem várias maneiras de saber como saber se tem alguém usando o seu Wi-Fi. Assim, fica fácil identificar os aparelhos intrusos e bloqueá-los.
Separamos uma lista de softwares que irão te ajudar a encontrar o intruso da sua rede de internet. Veja qual das opções está disponível para o seu sistema operacional.
Acesse a ferramenta periodicamente, mantenha os seus dados seguros e troque a senha do roteador sempre que julgar necessário. Tenha o controle, pois a conexão da internet poderá perder a qualidade com tantas pessoas logadas.
Fing
É um aplicativo voltado exclusivamente para sistemas Android, o mesmo conta com várias ferramentas para monitorar as conexões da internet.
- Baixe o aplicativo Fing, aqui;
- Agora, abra o aplicativo e clique na opção de concordar e continuar;
- Se quiser, você pode habilitar a sua localização;
- Faça o login se necessário;
- O questionário é opcional, você não é obrigado a responder;
- Agora, clique em “Procurar dispositivos” e ao encontrar acesso estranho bloqueie o aparelho.
Você pode enviar Ping para rastrear o gadget, dessa forma, irá separar as suas conexões das conexões dos intrusos da rede.
IP Tools: WiFi Analyser
Esse aplicativo está disponível para as versões em Android e iOS. Baixe-o para localizar os invasores do sinal de Wi-Fi.
O aplicativo faz uma varredura nas conexões de Wi-Fi, identificando quais os aparelhos logados na rede. O app é totalmente gratuito.
Network Analyser
Se você utiliza o iPhone e o iPad, baixe o aplicativo Network Analyser.
Ele irá identificar os endereços logados na sua rede, dessa forma, fará um Ping de identificação, assim, você poderá bloquear os aparelhos estranhos.
Angry IP Scanner
O programa Angry IP Scanner é voltado para Desktop, o mesmo faz uma varredura para identificar os dispositivos conectados.
Está disponível para o sistema Windows, macOS e Linux.
Se a sua conexão está lenta, é importante analisar se tem algum intruso usando a sua rede de Wi-Fi, faça a análise.
Como banir dispositivos intrusos do Wi-Fi?
Para banir um intruso do Wi-Fi é bem simples: você deve mudar a senha do seu roteador. Mas, a mesma deve ser forte o suficiente para manter a segurança.
Após a identificação dos dispositivos, é o momento de bloquear os mesmos para que a situação não se repita.
Na página de configurações do dispositivo de rede, você deve encontrar uma ferramenta de segurança que fará uma filtragem no Wi-Fi.
Conforme o fabricante, o menu poderá variar – mas saiba que no geral todos terão opções de inclusão, exclusão e bloqueio de dispositivos. Então, faça a exclusão dos intrusos conectados.
Os dispositivos bloqueados não conseguirão se conectar a sua rede de Wi-Fi novamente, dessa forma, você estará seguro dos invasores.
Dicas de como proteger o seu Wi-Fi
Ao comprar um roteador Wi-Fi, a nossa dica é que você deve trocar a senha do fabricante por uma combinação criada por você.
Entenda que uma senha forte aumenta a segurança do dispositivo, então, faça uma senha com vários caracteres e misture letras e números.
Atenção: Cuidado com senhas super difíceis, pois elas poderão ser complicadas de lembrar caso precise.
Ao pensar em uma nova senha, faça o teste! Acesse o site “Teste de senha” e verifique se a opção desejada é forte o suficiente.
Uma das formas de lembrar da nova senha é anotá-la em algum caderno que você tem, ou até mesmo na sua agenda física.
Cuidado: A responsabilidade de todos os dados do seu Wi-Fi é sua, por isso, é importante manter os invasores fora. No caso de um invasor baixar arquivos ilegais pelo seu sinal, você poderá ser notificado criminalmente.
Mantenha a sua rede de conexão protegida, sempre faça uma busca para saber se há alguém de fora usando a sua conexão. É extremamente importante ter controle sobre o seu sinal de Wi-Fi.