Como se proteger do malware RedLine que rouba senhas salvas no Google
Saiba como se proteger do malware RedLine que é especializado em roubar senhas que foram salvas em navegadores como o Google Chrome e Mozila!
Redline Stealer é o malware do momento, detectado em outubro ele é capaz de roubar informações de navegadores como o Chrome, Edge e o Opera, o que faz com que a opção salvar senhas nos navegadores torne-se perigosa!
Segundo um estudo da empresa de segurança digital ASEC o malware pode ser adquirido por US$200 em fóruns de crimes digitais, sendo de fácil uso e com a facilidade de utilizar a função de auto-login presente em inúmeros navegadores.
A empresa de segurança digital AhnLab-ASEC, da Coreia do Sul, relatou um ataque hacker a uma empresa, mantida em sigilo, informando que o ataque foi feito através do computador pessoal de um funcionário, compartilhado por outras pessoas, foi infectado pelo RedLine Stealer.
A mesma ofereceu um serviço de VPN (mudança de IP) para que acessassem de maneira segura os arquivos de trabalho, mas o funcionário clicou na opção “deseja salvar login e senha?” e, compartilhando o computador com a família, acabou sendo infectado com o malware que mesmo com antivírus instalado passou batido e acessou os dados da empresa.
Maneiras de se proteger
A melhor ainda é a tradicional: folha de papel. Anote seus dados em uma agenda e mantenha-os seguros.
É importante não salvar logins em navegadores, usar sempre autentificação de dois fatores quando possível e gerenciadores de senha (se escolher mantê-las no computador).
Gerenciadores de senhas Google
Se deseja continuar mantendo seus dados ainda digitalmente considere instalar um gerenciador de senhas
Fazendo uma analogia, as senhas são como chaves. De que adianta ter várias barreiras e portas se a mesma chave conseguir abrir todas elas? Se alguém conseguir uma cópia de uma delas, vai ter acesso à sua vida toda.
Leia mais: Como ditador da Coreia do Norte está usando hackers para ganhar dinheiro?
Um gerenciador de senhas é uma ferramenta criada para as pessoas armazenarem os dados de login (como usuário e senha) em um espaço seguro e criptografado.
Ele é normalmente um aplicativo ou extensão do navegador que sugere senhas consideradas fortes para seus cadastros online e guarda as informações sem que você precise memorizar todas elas. Basta que você lembre da chamada “senha mestra” para poder acessá-lo.
Alguns gerenciadores com plano gratuito são:
- Bitwarden: Considerado por muitos como o melhor.
- KeePass XC: Versão somente para computador.
- Zoho Vault: para smartphones, permite armazenamento ilimitado.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Redatora, Especialista em Produção de Conteúdo para a Web com formação em Webdesign e Marketing Digital. Estudante de Programação Back-End, Entusiasta de Tecnologia e redatora na BitMagazine trazendo as últimas notícias e informações sobre o mundo tecnológico.