A internet se tornou indispensável para as pessoas, aliás, ela hoje é parte integral da vida de quase todas as pessoas. As redes sociais, plataformas digitais, sites, blogs e tudo mais, passaram a receber cada vez mais foco e se tornaram um verdadeiro mercado a ser explorado. Com uma demanda tão grande assim, a busca profissionais cresceram no setor e muitas pessoas estão querendo aprender como se tornar um criador de conteúdo digital, para ingressar nesse mercado.
O que é um criador de conteúdo digital?
Primeiramente, vale destacar que os criadores de conteúdos não são a mesma coisa do que os chamados “influenciadores digitais“. Embora sejam parecidos, as diferenças são bem definidas. Os influenciadores geralmente são personalidades da internet que tentam influenciar os seus seguidores, às vezes indicado coisas, mostrando suas habilidades para alguma coisa ou apenas mostrando o seu dia a dia.
Enquanto isso, os criadores de conteúdos, como o próprio nome sugere, são responsáveis por desenvolver conteúdos para todo o tipo de plataforma, sites, blogs, YouTube, TikTok, portais e também redes sociais. Visando informar, educar, entreter e envolver as pessoas. Eles podem acabar influenciado aqueles que veem seus conteúdos, mas esse não é o objetivo principal deles.
Áreas de atuação
O maior benefício desses profissionais, é que um criador de conteúdo pode atuar em praticamente todas as áreas da internet. Pode ser um redator que digita conteúdos de artigos para sites ou blogs, jornalistas que fazem notícias em portais, editores que criam imagens ou vídeos, escritores que fazem roteiros para vídeos e podcasts, especialista em marketing digital para agências e muitos, muitos outros.
Como se tornar um criador de conteúdo
Então, agora que você já sabe o que é e a grande vantagem de ser um criador de conteúdo, vamos te mostrar as melhores dicas para ter sucesso na sua jornada. Confira!
1. Escolha o seu nicho
A primeira coisa a fazer é definir como você deseja ingressar nesse mercado, tomando essa decisão com base nas suas habilidades. Se você é um bom escritor, editor, roteirista, jornalista, etc. busque ingressar nessa área.
Ao escolher o nicho certo, você vai assegurar que os seus conteúdos vão ter relevância para o público que está consumindo. Por exemplo, se você é um amante do cinema e escreve bem, pode desenvolver roteiros para canais do YouTube ou criar o seu. Essa premissa segue para todas as outras habilidades.
2. Conheça o seu público
Poucas áreas conseguem engajar públicos muito diferentes. Por isso, é importante definir elementos como a faixa-etária, tipo de conteúdo (mais curto ou mais longo), tom da fala (mais formal ou informal), interesses e outros. É preciso ter foco e saber para quem está construindo.
Assim, ao compreender o que seu público gosta, fica mais fácil saber como desenvolver os seus próximos conteúdos. Isso vai gerar um maior engajamento e por consequência um maior destaque, considerando que vai ser estabelecida uma conexão entre as pessoas e você, ou a marca para qual produz.
3. Ingresse no mercado
Se você vai criar conteúdo próprio e independente, siga adiante. Mas, se você pretende trabalhar para empresas, agências ou clientes, é hora de tentar ingressar no mercado. Agora que você já decidiu qual vai ser o seu nicho, tente arrumar um emprego, mesmo que seja como um freelancer.
Para isso, você pode buscar as plataformas que contratam profissionais. Uma grande sugestão é criar o seu perfil no LinkedIn. Essa rede social é voltada para o mundo corporativo e muitas empresas e negócios fazem as suas seleções e contratações por lá.
Um detalhe importante aqui é que você terá o seu currículo online e por isso é importante que ele seja chamativo e bem elaborado. Quanto mais qualificações você tiver, melhor vai ser o seu perfil. Mas não se preocupe, iniciantes também tem o seu espaço. Contudo, você deve seguir na ativa, como mostram os próximos dois passos.
4. Desenvolva suas habilidades
Se você ingressou agora como um criador de conteúdo, é importante continuar desenvolvendo as suas habilidades, qualificação nunca é demais. Você pode fazer cursos online e obter certificados na sua área, além disso, pode aprender informalmente, consultando e aprendendo com grandes nomes da sua área.
Por exemplo, se você escreve para redes sociais e vai muito bem na parte do conteúdo, pode aprender como fazer também as artes e edições de imagem. Com isso, vai se tornar um profissional mais completo. E como já se sabe, profissionais qualificados tem mais oportunidades e ganham mais.
5. Utilize as ferramentas certas
Dedique parte do seu tempo para encontrar as melhores ferramentas que vão agregar tempo e valor ao seu trabalho. A criação de conteúdos exige que o profissional saiba usar alguns recursos básicos, mas você pode ir além, aprendendo a usar programas e ferramentas mais avançadas.
Se você consegue encontrar soluções para editar um vídeo mais rápido, criar uma imagem autoral, organizar suas pesquisas e muitos outros, vai elevar o seu trabalho a outro nível. Então, essa habilidade deve estar constantemente ligada a anterior. Desenvolva suas habilidades e aprenda como expandir suas capacidades técnicas.
Um passo de cada vez, o sucesso vai chegar
Então é isso! Tenha paciência e siga se tornando um profissional melhor no dia a dia, aproveite e absorva o máximo de experiência possível de cada oportunidade. Muitos youtubers começaram do zero, sem nenhuma visibilidade e gradualmente chegaram ao sucesso, com você pode ser assim também.
Mantenha o seu foco em ganhar experiência e construir um portfólio, aprendendo sobre novos setores e como produzir uma variedade de diferentes tipos de conteúdo. As oportunidades para ingressar como um criador de conteúdo estão aí, independente de qual plataforma ou área você escolher.
Quanto ganha um criado de conteúdo no Brasil?
Isso vai acabar variando de uma área para outra, mas a média salarial é de R$ 2.277 por mês, para iniciantes e até plenos. Quanto mais qualificado e quanto mais difícil for o serviço, maiores são a chances de subir esse valor. Lembrando que nem sempre os serviços exigem exclusividade, limitando esse ganho a uma única fonte.
Quais as principais habilidades para um criador de conteúdo?
As habilidades necessárias podem variar de uma área para outra. Contudo, é padrão que esses profissionais tenham boa escrita e saibam utilizar plataformas digitais.
Fontes: LinkedIn, Hubspot, BreakingCopy.
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