Como ser um Hacker? O que precisa estudar para se tornar um Hacker? Nós explicamos tudo

Como ser um Hacker? O que precisa estudar para se tornar um Hacker? Nós explicamos tudo. Veja com o Bit Ensina como encontrar o curso.

Curioso para saber como ser um Hacker? O Bit Ensina, te mostra o que é preciso estudar para trilhar essa carreira profissional, anota as dicas!

publicidade
Como ser um Hacker?

Como ser um Hacker? (Imagem: Pexels)

Como ser um Hacker?

Se você acha essa profissão curiosa e pretende seguir esse caminho de conhecimento, então, entenda como ser um Hacker.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, esse profissional não age para corromper outras pessoas, mas, lida com a cibersegurança.

Como ser um Hacker?

Imagem: Pexels

A cibersegurança é a proteção de sistemas do computador, e o profissional “Hacker” garante que os sistemas da empresa mantenham-se protegidos.

publicidade

Para ser um Hacker, você precisa ter vários conhecimentos tecnológicos e possuir habilidades com códigos de programação. É necessário ter conhecimento sobre redes e sistemas operacionais.

O que é ser um Hacker?

O hacker é uma pessoa que trabalha criando ou configurando softwares e hardwares de computadores. Ele está sempre em busca de aperfeiçoamento, por isso, é contratado por empresas que desejam manter a segurança dos seus dados e aprimorar os seus sistemas.

Esse profissional irá garantir a segurança, por isso, o mesmo irá testar a vulnerabilidade dos sistemas operacionais de uma empresa.

O profissional fará um diagnóstico do problema de tecnologia e seus sistemas, assim, encontrando soluções e atuando com ações para consertar as falhas.

Os tipos de Hackers são:

  • White hat: hacker ético (Defesa e proteção);
  • Black hat: hacker de benefício próprio, normalmente, criminoso (Ataque e quebra de sistemas);
  • Gray hat: envolvendo o de ataque com o de defesa, nesse caso o profissional consegue acesso não autorizado, ora avisando a empresa sobre a falha, ora utilizando para ganhar dinheiro com ela;
  • Script kiddie: nesse caso, o hacker não possui habilidades técnicas, pois, o mesmo trabalha com ferramentas pré-montadas;
  • Hacktivista: é chamado assim, toda a pessoa que consegue hackear sistemas para defender ou expor ideias, não visa a obtenção de dinheiro.

Viu só?! Existem vários tipos de hackers, por isso, o mesmo possui grandes oportunidades no mercado de trabalho.

As empresas de médio e grande porte investem pesado nesse profissional, assim, assegurando o seu bom funcionamento, proteção dos seus dados privados ou até ataques a concorrentes.

Mercado de trabalho para o Hacker

Atualmente a cibersegurança é importantíssima nas empresas, afinal, ela nada mais é do que uma ferramenta de defesa. O mercado de trabalho para o hacker é amplo, pois existem muitas empresas que atuam diretamente com sistemas.

O hacker deve ser uma pessoa que utiliza os seus conhecimentos de forma estratégica, dessa forma, exercendo a segurança da informação.

Como ser um Hacker?

Imagem: Pexels

A empresa precisa saber que ao contratar um hacker, a mesma está investindo em segurança cibernética, assim, poderá realizar o seu trabalho com mais tranquilidade.

Industrias precisam ter um profissional para atuar na LGPD, veja alguns exemplos de áreas que empregam esse profissional por necessidade:

  • Indústria de esgoto;
  • Empresa de gás;
  • Indústria de eletricidade;
  • Água;
  • Bancos;
  • Setor da saúde;
  • Telecomunicações;
  • Outras empresas e seus respectivos setores.

Sabendo da importância desse profissional, saiba que essa é uma área promissora e que está em constante avanço.

Onde encontrar cursos?

Essa é uma profissão pouco conhecida por muitos, mas, não significa ser difícil de encontrar instituições que oferecem o curso de “hacker”.

Confira algumas das opções de instituições bem avaliadas pelo MEC que oferece o curso:

  1. UNICID: Universidade Cidade de São Paulo;
  2. UNIFRAN: Universidade de Franca;
  3. ANHANGUERA: Centro Educacional Anhanguera;
  4. UNOPAR: Universidade Norte do Paraná;
  5. Cruzeiro do Sul Virtual.

Em todas as instituições, os candidatos passarão por uma prova avaliativa e conforme o seu desenvolvimento, ou seja, pontuação obtida, o mesmo poderá conquistar a vaga.

Saiba que o curso é complexo, afinal, você vai lidar com softwares e hardwares em sua complexidade, assim, aumentando a segurança do sistema.

Por esse motivo, é importante já possuir alguns conhecimentos como por exemplo: linguagem de programação, redes e outros.

O profissional deve conhecer bem o idioma inglês, afinal, os sistemas possuem essa linguagem. De todo modo, é importante focar nos estudos para concluir o curso com uma boa carga de conhecimento.

O que precisa estudar para se tornar um?

Saiba o que estudar para se tornar um Hacker de sucesso! Existem alguns conhecimentos básicos inseridos para os estudantes dessa profissão, veja!

Imagem: Pexels

  • Programação;
  • Lógica de programação;
  • Banco de Dados;
  • Desenvolvimento Web;
  • Segurança da Informação;
  • Criptografia;
  • Redes de Computadores;
  • Sistemas Operacionais;
  • Outros conhecimentos básicos do profissional.

Se você tem desejo de seguir essa carreira, então, invista em uma graduação na instituição que é bem avaliada pelo MEC.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Sunamita Brito
Escrito por

Sunamita Brito

Redatora desde 2019, atuando como copywriter no mercado. Participou de diversos projetos da Gridmidia, sempre reunindo e instruindo com informações úteis em diversos tópicos. Integra a equipe do Bit Magazine como redatora especializada em informações e tutoriais para internet, tirando dúvidas do dia a dia sobre produtos, serviços e novas tecnologias na web.