Como ter um Instagram profissional gerando resultados [Financeiro]
Entender como usar um Instagram Profissional é imprescindível para quem quer aproveitar esta rede social para impulsionar a sua empresa!
O Instagram é uma ferramenta de trabalho para muitas pessoas, e não apenas para influenciadores, mas também empresas e pequenos negócios. Desse modo, entender como ter um Instagram profissional é ideal se você deseja aproveitar esta rede social na hora de impulsionar a venda de sua empresa.
O que é um Instagram profissional?
Ao longo de anos desenvolvendo redes sociais que dominam os seus nichos, tal qual o Facebook, outras redes da Meta têm se expandido. Uma dessas expansões é o Instagram Profissional, que podemos comparar ao WhatsApp Bussiness. Afinal, ele traz alguns recursos extras, e peculiaridades ideais para quem busca criar um perfil comercial.
Na prática, o Instagram profissional consiste em um perfil – que sempre será público -, com suporte e ferramentas voltadas a quem quer ser mais do que um simples usuário. Você terá acesso às análises do engajamento do seu perfil, por exemplo, algo que não está disponível no modo comum.
Diferente do WhatsApp, a modalidade profissional está dentro do próprio aplicativo do Instagram. Assim, você pode acessá-la pelas configurações do app, de modo que é necessário ter um perfil pessoal antes. Além disso, é recomendado ter uma página no Facebook para vinculação.
Qual é a diferença entre o Instagram profissional e o pessoal?
Como mencionamos antes, ambas as modalidades de Instagram coexistem no mesmo aplicativo, então, as mudanças não são muitas. Uma das questões mais diferentes em relação à conta pessoal é que apenas elas podem ser privadas. Ou seja, uma conta profissional será sempre pública.
Além disso, com o perfil que você inicia no Instagram, é possível criar todo tipo de conteúdo que a rede oferece. A maior diferença para a conta profissional consiste nas limitações em relação às análises do desenvolvimento da publicação.
Apesar de todos iniciarmos com uma conta pessoal, não é difícil mudar a sua natureza. Após poucos toques nas configurações, você consegue converter a sua conta e usufruir dos recursos extras que a opção profissional oferece. Entre eles se destacam:
- Insight: esta é uma aba que te dá uma série de métricas que uma conta pessoal não consegue observar. Aqui, o Instagram oferece números importantes que vão desde quantas pessoas interagiram com seu story (saída, volta, pulo ao próximo), até o público, local, idade e outros detalhes bem interessantes;
- Instagram shopping: para quem tem uma loja, seja ela virtual ou não, este é um recurso incrível, cujo nome fala por si só;
- Anúncios e patrocínios: se você tem uma reserva ($) para impulsionar seus posts, não deixe de explorar essa ferramenta que pode te levar muito além dos seus próprios seguidores.
Dicas para construir um perfil profissional
Abaixo, reunimos 6 dicas que vão te ajudar neste momento inicial de ingressão à conta profissional. Há mais coisas que você pode fazer, mas estas são as bases para quem quer começar um perfil sólido e de resultados na rede social.
- Faça publicações de qualidade: seja um simples vídeo ou foto com aquela frase motivacional, garanta a melhor qualidade em seus posts. Nós literalmente estamos em um mundo de aparências no Instagram. Então, se você não se atentar a este ponto, alguns concorrentes já estão na frente da sua empresa;
- Publicações frequentes e consistentes: ofereça um conteúdo que crie a necessidade do seguidor entrar em seu perfil para conferir. Em um mundo veloz, o que você acabou de postar, vai ficar para trás – no feed de alguém – em poucos segundos, sendo importante sempre trazer algo novo;
- Atenção na Bio: a bio é o lugar em que você vai falar resumidamente de seu negócio, capriche. Lembre-se que as quatro primeiras linhas são exibidas antes do “mostrar mais”. Outro ponto importante é não fazer textos extensos – formando bloco -, use um esquema de lista, pois é mais agradável à leitura;
- O nome da sua empresa e usuário: você acharia atraente se o nome de usuário da Netflix fosse “net_987_flix.x”? Talvez não faça diferença hoje, mas se você quer crescer nesta rede, este é um ponto imprescindível! Trabalhe um nome que necessite, no máximo, de uma separação por pontos (“net.flix” já não é melhor?);
- Explore o Instagram: é comum que muitas empresas pensem que o Instagram profissional pede apenas publicações sérias (de fotos e vídeos). Entretanto, não se limite, faça Reels, use ferramentas do Story, tal qual “caixas de perguntas”, “enquetes”, entre as demais funções disponíveis no aplicativo;
- Interaja com seus seguidores: seguindo a linha da dica acima, ande pela rede social, responda comentários, não ignores solicitações de contato, crie formas de gerar diálogo com seu seguidor. Os stories, sem dúvidas, são umas das melhores pontes para isso na web.
Quanto custa uma conta profissional do Instagram?
Apesar de oferecer funcionalidades muito úteis para criadores de conteúdo, o Instagram profissional é totalmente gratuito. Assim, você pode investir o dinheiro – que seria “direcionado” à assinatura – em impulsionamentos ou patrocínio na rede.
Posso mudar uma conta profissional para pessoal?
Se você está com saudade de ter um perfil privado, saiba que é possível reverter a conta profissional. Basta ir às mesmas configurações, exatamente onde você fez a primeira conversão e escolha a opção de deixar a sua conta pessoal.
Com informações: Safalta, Entrepreneurs
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui