Como ter um perfil campeão no LinkedIn [Dicas e estratégias]
Quer saber tudo sobre como ter um perfil campeão no LinkedIn? Então, confira agora as melhores dicas e tenha sucesso na plataforma.
O LinkedIn é a maior rede social voltada para negócios e trabalho do mundo. Nela, empresas estão o tempo todo abrindo seleções e recrutando novos profissionais. Então, se você acabou de abrir o seu perfil ou não vem tendo sucesso com o seu atual, não se preocupe! Agora vamos te ensinar como ter um perfil campeão no LinkedIn.
Dicas para criar um perfil campeão no LinkedIn
Com isso em mente, confira agora as nossas 5 dicas para ter um perfil campeão no Linkedln e finalmente conseguir ter sucesso na sua empreitada por um novo trabalho.
1. Adicione uma boa foto ao seu perfil
Vamos começar com o que você precisa evitar, como fotos que esteja de óculos escuro, sem camisa ou acompanhado. E claro, também evite o uso de selfies, fotos com animais, em ambientes muito informais ou inadequados e evite posses exageradas.
A sua foto é provavelmente a primeira coisa que os contratantes vão ver. Por essa razão, é preciso passar uma imagem profissional. Use uma foto recente ou tire uma nova. Na segunda opção, sorria, exponha apenas do seu tronco para cima, use uma roupa adequada, fundo neutro (como uma parede) e com boa iluminação. Pronto, você terá uma boa foto para o seu perfil campeão no LinkedIn.
2. Preencha todos os dados
Aqui é importante adicionar todas as suas informações, como CEP, endereço e setor de atuação. Em seguida, você deve complementar com tudo que realmente é importante, adicione a sua formação acadêmica (seja ela qual for), empresa de atuação (se estiver em uma), experiências passadas, pelo menos 5 competências e, por fim, a lista de serviços (Services).
Em seguida, é importante também gastar um tempo para fazer o seu resumo. Afinal, não tem um Marketing Pessoal melhor do que aquele feito por você mesmo. Fale das suas habilidades, de porque são importantes e de como pode ajudaram na sua trajetória e podem contribuir no ambiente de trabalho.
Um perfil completo vai passar maior credibilidade para quem visitar a sua página. Com isso, os selecionadores não vão deixar de te escolher por falta de um ou outro dado. Mas, é importante lembrar que nas experiências você não deve sair adicionando tudo que já fez, como vemos a seguir.
3. Adicione as informações certas
Você pode pensar que quanto mais coisas adicionar melhor, bem, nem sempre. É comum durante a vida termos experiências em diferentes trabalhos. Contudo, o seu perfil campeão do LinkedIn precisa focar na sua área de atuação atual, isso vai reforçar que você é realmente bom naquela área e vai filtrar a sua busca por empregos no setor que está buscando.
Então, se você sabe exatamente o que quer encontrar, mantenha o seu foco de experiências passadas e das suas habilidades nessa área. Assim, ao se candidatar para uma vaga ou quando alguma empresa quiser te contratar, isso vai ocorrer com maiores chances e mais segurança.
4. O seu perfil precisa ser visto: Socialize
Embora seja voltada para o lado profissional, o LinkedIn ainda é uma rede social. Então, busque uma rede maior de conexões e se mantenha ativo na plataforma, comente, curta, compartilhe. Ou seja, socialize e esteja sempre interagindo com os conteúdos do seu interesse, faça o seu perfil ser visto.
E como não poderia diferir, solicite depoimentos. Peça para que clientes, amigos e colegas de trabalho falem de como é trabalhar com você. Isso é muito importante, pois vai gerar uma maior credibilidade e destaque para você criar um perfil campeão no LinkedIn.
5. Certificações: Faças testes e adicione novas conquistas
A plataforma possui uma ferramenta para avaliação de habilidades que descreve no seu perfil quando o usuário conclui com sucesso. Após isso, o perfil recebe emblemas de confirmação de tais habilidades. De acordo com dados do próprio LinkedIn, a chance dos candidatos com habilidades confirmadas sobem em 30% ao se inscrever para concorrer a uma vaga.
Outro ponto importante é buscar novas qualificações, fazendo cursos, por exemplo. Inclusive, a própria plataforma oferece uma ferramenta para isso, chamada de LinkedIn Learning. Assim, depois que terminar um curso poderá exibir a certificação no seu perfil. Ou seja, mais credibilidade e capacitação para o seu perfil.
Dica extra: avalie seu perfil e suas métricas
Você pode avaliar como o seu perfil está se saindo por meio da ferramenta SSI. Desse modo, você poderá saber como os outros estão visualizando a sua página. Com isso, você vai poder descobrir os pontos fortes e fracos e o que precisa ser melhorado, assim, conseguindo ter um perfil campeão no LinkedIn.
É gratuito criar um perfil no LinkedIn?
Sim, o LinkedIn é inteiramente gratuito e qualquer um pode fazer a sua inscrição. Embora, vale destacar que a plataforma oferece planos pagos para melhorar a sua conta.
Posso criar duas contas no LinkedIn?
Sim, você pode. Inclusive, profissionais com vasto currículo podem fazer duas contas para separar as suas habilidades e concorrer para vagas específicas.
Com informação: LinkedIn 1, 2, 3.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.