O que antes era feito apenas por entusiastas de tecnologia, hoje se tornou um pouco mias popular e diversos usuários procuram transformar de alguma forma suas casas em casas inteligentes. Você tem certeza do que se trata uma ambiente desse tipo? Neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre como ter uma casa inteligente, quais são seus benefícios e os itens básicos que fazem parte de sua estrutura.
O que é uma casa inteligente
Chamamos a casa de inteligente pelo ambiente ficar cheio de tecnologias que, de certo modo, não precisarão tanto de nossa influência física para funcionar. São aparelhos e conectores funcionando todos em uma mesma rede de troca de dados e informações, de forma sincronizada.
Por esse motivo, existe outra forma de chamar esse tipo de ambiente, como casa conectada, relembrando que ela possui um ou mais aparelhos eletrônicos conectados na mesma rede de internet. É diferente de ter aparelhos como celulares ligados na mesma rede, aqui falamos de produtos e utensílios que já fazem parte do cotidiano há muito tempo, apenas com as suas versões mais atuais.
Se formos resumir, podemos dizer que são lâmpadas, tomadas, interruptores, cortinas, televisores, aparelhos de ar condicionado, até cortinas, artigos de cozinha ou câmeras de segurança e alarmes. Todos esses exemplos já possuem um longo período acompanhando a humanidade, mas agora possuem recursos extras como a conexão Wi-Fi (sem fio). Com essa possibilidade, podemos programar todo o seu funcionamento através dessas conexões de modo uniforme e organizado.
Quais são as vantagens de uma casa inteligente?
São inúmeras vantagens que podem ser adquiridas ao possuir uma casa inteligente, desde otimizar o funcionamento dos aparelhos como ter mais comodidade ao lidar com seu próprio ambiente. Se você costuma chegar todos os dias do trabalho às 18:30 no verão, dá para programar seu ar condicionado ligar meia hora antes, já deixando tudo pronto.
Se o usuário possui câmeras de segurança para prevenir assaltos, o trabalho pode ser facilitado com o acendimento automático das luzes da sala ou do jardim em determinado horário. Essa ação também funciona para dar a sensação de “ter gente em casa” em dias de viagem. O mais importante da casa inteligente é o volume de possibilidades que ela permite para você organizar todas essas funções.
Porém, vale lembrar que sempre será necessária uma central para controlar todas as ações de cada item, então como falaremos abaixo, uma assistente virtual será absurdamente útil para construir sua casa inteligente e deixá-la funcional.
Como ter uma casa inteligente com um kit de 5 itens essenciais
1. Assistente virtual
Se nossa lista fala sobre 5 itens essenciais para ter uma casa inteligente, considero a assistente virtual a essência da essência para o modelo de casa conectada. Isso porque ela será a responsável por monitorar e passar comandos para todos os itens conectados a rede única (que ela também está conectada). Você pode conhecer alguns nomes: Alexa, Google Home, Siri.
Não é preciso comprar os dispositivos que contém essas assistentes, tudo pode ser organizado através dos aplicativos baixados no smartphone, concentrando todos os itens que estarão na rede, inclusive por cômodos. Outro detalhe importante é garantir que seus utensílios tenham compatibilidade com a assistente, Alexa e Google Home são os mais abrangentes.
2. Lâmpadas inteligentes
Acender e apagar não é apenas a função de uma lâmpada (pelo menos das inteligentes). Ter esse item básico de uma casa inteligente ou conectada é bom, pois uma lâmpada com essa tecnologia vai oferecer diversas possibilidades, muito mais do que apenas programar em horários definidos o ato de ligar ou desligar.
Ela permite toda a sua configuração por comandos de voz e o mais surpreendente, controle de intensidade. Com o controle de intensidade você chega a definir o quanto de claridade o ambiente recebe conforme anoitece.
3. Tomadas inteligentes
Pode parecer bem básico o que vou explicar, mas é extremamente útil. As tomadas inteligentes permitem ligar e desligar aparelhos a distância ou em horários determinados. Chega de TV ligada a noite toda no quarto dos seus filhos, ou sair correndo para preparar um café antes de sair para o trabalho.
4. Interruptores
É uma alternativa as lampadas inteligentes. Nesse caso, quem fará todo o controle de acionamento, seja com hora marcada ou não, são os interruptores. É interessante lembrar que existem uma quantidade máxima de lâmpadas que podem ficar conectadas a cada interruptor.
5. Outros dispositivos (Smart TV, cortinas, câmeras de segurança, alarmes)
Os demais dispositivos também podem ser artigos básicos para uma casa inteligente, depende da demanda do usuário, por isso os reuni todos no mesmo tópico. Controlar sua TV Smart diretamente por voz, abertura e fechamento programado de cortinas, acionamento de alarmes residenciais e câmeras de segurança são todos parte desse conceito de casa inteligente. Agora você sabe como ter uma casa inteligente e todos os itens básicos para isso, aproveite.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui