Posso usar o celular como maquininha de cartão?
Talvez seja uma das melhores notícias para os microempreendedores em seus negócios, conheça o celular que passa cartão e suas variações.
Imagine uma facilidade ainda maior para todos os comerciantes e empreendedores individuais em suas cobranças diárias. Parece que existe, sim, a possibilidade além das já famosas maquininhas de cartão. Na verdade, seria uma adaptação. Vamos tentar entender essa história de celular que passa cartão. Será um modelo específico ou diversos aparelhos podem ser utilizados para esse fim? Confira no artigo abaixo.
Celular que passa cartão
O conceito seria basicamente ter o celular conectado a sua conta podendo receber dinheiro em pagamentos financeiros, mas como isso funciona? A tecnologia que está por trás de tudo isso, mudando completamente o mercado é chamada de NFC.
Como funciona essa tecnologia?
O NFC já é uma tecnologia conhecida nas maquininhas de cartão, porém também é possível utilizá-la nos smartphones. Com a tecnologia, pode-se pagar sem inserir o cartão em lugar algum, apenas por aproximação.
A tecnologia está inserida em diversos itens, permitindo pagamentos, sejam com cartões de aproximação, smartphones e até smartwatches. Ela faz a transferência de informações entre os dispositivos sem a necessidade de interação física.
É uma incrível vantagem nos negócios poder receber pagamentos sem precisar adquirir uma maquininha. Com um simples app do celular, já é possível contar com essa facilidade, para quem não quer ou ainda não pode investir no equipamento de vendas.
Máquina de cartão ou celular?
Antes de falarmos especificamente dos dispositivos NFC, vamos contar a breve história de um equipamento criado pela PagSeguro da UOL, um celular que também é maquininha de cartão. Aqui não estamos falando de função a mais, é de fato um celular e uma maquininha em simultâneo.
E isso é bom? Depende, o aparelho é extremamente voltado para o uso mais simples possível e recebimento de pagamentos, portanto, não atende como smartphone da forma que conhecemos. Ele até permite navegar pela internet, manter redes sociais do seu negócio atualizadas, mas com sacrifícios de paciência.
O seu verdadeiro foco está na hora de vender, bastando inserir ou aproximar o cartão/celular do seu cliente. O PagPhone tem hardware MUITO fraco, então se você pretende utilizar também como celular pessoal, não faça.
Serviços que oferecem celular que passa cartão
Nubank
Partimos para experiências que tem se mostrado mais interessantes devido à integração com aparelhos mais modernos. A Nubank criou o serviço NuTap no ano passado, voltado para o público com conta PJ no banco. Portanto, basta solicitá-lo em seu perfil para começar a utilizar.
Para você começar a receber os pagamentos, basta ter a conta PJ do Nubank e um smartphone que possua a tecnologia NFC, vamos deixar bem claro, tudo aqui funciona por aproximação. Ele aceita as mais diversas carteiras digitais, Apple Pay, Google Pay, e cartões de débito e crédito Mastercard e Visa (pode ter expandido).
Restrições
- Clientes Nubank PJ;
- Celulares Android (com NFC);
- Valores limitados por transação (mínimo e máximo).
Taxas
- 3,19% (Cartão de crédito à vista);
- Até 12,49% (Cartão de crédito parcelado em no máximo 12x);
- 1,49% (Cartão de débito).
Informações mais completas você pega diretamente no site da Nubank.
Stone
A Stone também veio com a mesma proposta do Nubank ao lançar o seu TapTon. O app lançado em 2021 passa por constantes atualizações visando garantir a segurança das vendas, segundo a própria Stone. Disponível para dispositivos Android, antes de utilizar é preciso fazer a instalação, se cadastrar e seguir os passos do app começar a receber através do celular.
Obviamente, sua maior vantagem é dispensar a necessidade de uma maquininha de cartão tradicional, reduzir custos para pequenos comércios e empreendedores é fundamental para um melhor sucesso nas vendas.
A Stone também afirma que seu celular que passa cartão possui taxas muito menores do que as cobradas em máquinas oferecidas no mercado.
Restrições
- Cadastro na Stone para usar o app;
- Celular com sistema Android;
- Tecnologia NFC precisa estar disponível no smartphone;
- Ao contrário do outro app, a Stone permite o uso do TapTon tanto por pessoas físicas como jurídicas.
Taxas
- 1,39% (Cartão de débito);
- 3,29% (Cartão de crédito à vista);
- 13,75% (Cartão de crédito parcelado em até 12x);
- Todas essas taxas também são acrescidas de R$ 0,40 por transação.
Agora não é mais um mito para você celular que passa cartão. Mesmo tendo apresentado duas possibilidades distintas, atualmente, a melhor está nos apps de empresas de pagamentos e bancos que permitem transformar qualquer celular com a tecnologia NFC em maquininhas de cartão.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos. Desde então, atua como editor no Grupo Gridmidia.