Como ver a Lua de Sangue?
Fenômeno que representa o eclipse total lunar poderá ser visto em vários lugares do globo, inclusive o Brasil, saiba como ver a Lua de Sangue
Um novo fenômeno poderá ser facilmente observado durante um eclipse total lunar, momento que a Lua adota a tonalidade vermelha. O evento está previsto para acontecer esse mês e poderá ser observado dos mais variados pontos do planeta. Então, como ver a Lua de Sangue?
Entenda o eclipse total da lua transformando-a em “sangue”
O planeta Terra gira em torno do Sol de forma contínua e, em contrapartida, a Lua está constantemente girando ao redor da Terra, fenômenos já conhecidos desde o primário. O inusitado está no fato de que, às vezes, todos os três podem executar um alinhamento perfeito, deixando à Terra exatamente entre o Sol e a Lua na mesma direção (eixo).
Esse posicionamento resulta na colocação da Lua na parte mais escura da sombra criada pela Terra, também conhecida como “Umbra”.
O tamanho dos corpos celestes e suas distâncias causam a total interrupção de luz solar, diretamente, para a Lua. Apenas raios refratários (que resistem ao bloqueio de nossa atmosfera) acabam alcançando o satélite natural da Terra.
Essa interferência de nosso planeta ocasiona o tom avermelhado que a Lua assume nesse período, chamada “Lua de sangue”. Pela menor incidência de radiação, o fenômeno pode ser observado a olho nu, sem proteções especiais.
Onde e quando poderá ser visto?
A data marcada para o evento será entre a passagem de 15 para 16 de maio de 2022. Por motivos de posicionamento terrestre, os horários de observação do fenômeno serão variados – mas de forma geral estará disponível para a maioria da América do Norte, América do Sul, partes da Europa e África.
Segundo o mapa divulgado pela NASA, o fenômeno estará na sua escala 100% as 04h11 UTC (que significa 01h11 horário de Brasília). As primeiras fases e aparições começam alguns minutos antes. Portanto, como brasileiros privilegiados por essa oportunidade, já podemos começar a observar a Lua nessa data a partir de meia-noite.
Sem a necessidade de instrumentos especiais e usando apenas um binóculo será o suficiente para apreciarmos de forma ampliada todo o decorrer do eclipse total lunar, seja de nossas janelas ou terraços, o mais importante é olhar para o céu.
Os três modelos de eclipse lunar
É interessante observar que os eclipses da lua, ocorrem de três formas distintas, assim podemos valorizar mais o evento próximo.
- Eclipse lunar total: quando a Lua fica vermelha como sangue, recebendo apenas luz que passou pela atmosfera da Terra;
- Eclipse lunar penumbral: quando o Sol, a Lua e a Terra não conseguem formar uma linha reta perfeita, de modo que a Lua só “trafega” através da parte externa da sombra da Terra;
- Eclipse lunar parcial: quando parte da Lua “trafega” pela sombra total da Terra, o que resulta que parte da Lua fica escurecida.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos. Desde então, atua como editor no Grupo Gridmidia.