Ícone do site BIT magazine

Compras mais seguras significam menos fraudes; PayPal anunciou integração com Passkeys, o que muda?

Se tornando uma das primeiras grandes empresas a adotar o novo sistema de segurança, nesta última segunda-feira, dia 24 de outubro, o PayPal anunciou o lançamento da sua integração com as passkeys, o novo mecanismo que deve substituir as tradicionais credenciais de senha e e-mail para acessar serviços.

Compras mais seguras: PayPal anunciou integração com Passkeys – Imagem: Reprodução / PayPal

Entenda o que é a tecnologia

As passkeys são um projeto fomentado por diversas empresas de tecnologia para criar o que elas chamam de “passwordless future”, ou “futuro sem senhas”.

De uma forma mais simplificada, as passkeys são um novo mecanismo de credenciais que deve substituir o padrão que temos hoje que utiliza um nome de usuário, geralmente o e-mail, e uma senha para logar em serviços e aplicativos.

Para isso foi criado um padrão onde as credenciais, além de diferentes das que temos hoje, são guardadas em um dispositivo, provavelmente um smartphone, que vai servir de chave. Assim teremos o acesso a sites, aplicativos e serviços em geral, utilizando apenas os próprios recursos de segurança do aparelho, como, por exemplo, a biometria.

O recurso já foi implementado pela Apple no iOS 16, o sistema operacional (OS) mobile da empresa, e recentemente o Google anunciou que a novidade já vai chegar no Android, disponível primeiro para desenvolvedores.

E se você está se perguntando porque você ainda não está usando as passkeys, o motivo é que até agora poucas empresas implementaram o protocolo, mas isso deve mudar em breve.

PayPal anunciou integração com Passkeys

Dando um impulso tremendo para esse movimento em direção ao “passwordless future”, o PayPal comunicou em uma postagem no seu blog que a novidade está chegando como uma forma de autenticação mais eficiente para os logins no seu aplicativo.

O objetivo da empresa é criar uma camada de proteção extra contra golpes como phishing, roubo de credenciais, já que a tecnologia, entre outras coisas, impede que usuários reutilizem ou compartilhem suas senhas.

É importante notar que a empresa, mesmo focando mais na parte de login, também estará implementando a tecnologia nos pagamentos através do aplicativo, eliminando de vez a necessidade de usar a senha da conta.

Limitações

A implementação das passkeys no PayPal já representa um impulso enorme para o recurso, mas no momento ele conta com várias limitações no aplicativo.

Começando pelo sistema operacional, embora a criptografia seja compatível com a Apple, Microsoft e Google, no momento só o aplicativo para o iOS (e o iPadOS) trarão a novidade, também disponível para a versão web. Mas ele deve chegar no Android em breve.

A outra limitação é em relação à região onde as passkeys ficarão disponíveis. Pelo menos por enquanto, só usuários dos Estados Unidos vão ter acesso, mas a empresa garantiu que elas ficarão disponível em outras regiões a partir do início do próximo ano.

Fonte: PayPal

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile